Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Organizadores querem desfiles de Carnaval fora de época em julho, na Sapucaí

Perlingeiro fez balanço do primeiro ano de apresentações sob sua gestão na liga e quer debater evento de meio de ano, para implementação a partir de 2023

Carnaval 2022: Grande Rio desfila na Sapucaí Foto: Fabio Motta | Prefeitura do Rio

 Carnaval 2022: Grande Rio desfila na Sapucaí Foto: Fabio Motta | Prefeitura do Rio

Na manhã deste domingo (24), após a segunda noite de desfiles, enquanto Jorge Perlingeiro ainda recolhia os envelopes com os mapas de notas dos jurados, o dirigente celebrou com alívio o primeiro ano de desfiles sob sua gestão, enalteceu as agremiações e afirmou que a realização do evento esteve ameaçada.

Uma das vozes mais conhecidas do Carnaval, por ser quem tradicionalmente lê as notas na apuração carioca do Grupo Especial, o que fará em 2022 pelo 30º ano consecutivo, Perlingeiro também é, há um ano, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE 

“Depois de dois anos de ausência, todos queriam ver o espetáculo na avenida. Foram quatro adiamentos, um descrédito. Eu cheguei a dizer para o prefeito Eduardo Paes que nós não resistiríamos a um quinto adiamento e jogaríamos para 2023, se fosse o caso. Quem esperou dois anos espera três. Mas, felizmente, deu tudo certo, em meio às incertezas. É um evento muito grande e poderoso, as escolas fizeram um belo trabalho e temos várias favoritas”, afirma.

O dirigente comemorou a reforma da passarela do samba, com troca do piso, melhora do escoamento das águas em caso de chuvas e a nova iluminação. Mas tratou também de planos para os próximos desfiles.

Entre eles, está a realização periódica de um carnaval fora de época em julho, com desfiles menores e, possivelmente, temáticos, na Marquês de Sapucaí. A ideia ainda será debatida com os dirigentes das agremiações.

“Sou muito favorável. Seria um desfile sem competição, um espetáculo mesmo. Para levar público, atrair turistas e envolver as comunidades. Nós precisamos usar mais a Marquês de Sapucaí e aproveitar esse período de férias. Podemos fazer como em 2000, quando escolhemos o tema Descobrimento do Brasil, e cada escola retratou um período. Podemos fazer isso com heróis nacionais, estados, cidades ou pontos turísticos”, pondera.

A expectativa é implementar a novidade a partir de 2023. Em janeiro de 2021, uma lei que pretende criar um evento nesses moldes foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL). Na ocasião, a Liesa, então presidida por Jorge Castanheira, afirmou ter sido pega de surpresa pela proposta. Agora, Perlingeiro quer debater o tema também com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a indústria hoteleira e o setor de bares e restaurantes.

Ainda sem números fechados, a Liesa estima que a Sapucaí tenha recebido cerca de 72 mil pessoas por noite de desfiles deste fim de semana.

Para os próximos anos, Perlingeiro quer reduzir o número de credenciamentos para as duas noites de desfile. Esse ano, foram cerca de 26 mil profissionais, número que inclui todos os tipos de prestadores de serviços: ambulantes e funcionários de quiosques, auxiliares de serviços gerais, atendentes, balconistas, artistas que se apresentam nos camarotes e imprensa.

“A cada ano esse acesso tem sido mais flexibilizado. O carnaval do Rio é o único evento no qual não há convite: você tem ingresso ou é credenciado. O convite pode melhorar isso, criar uma limitação, quem não for convidado e não tiver credencial, verá de casa, pela TV. Precisamos evitar o excesso de pessoas na pista, na concentração, na armação, para poluir menos o espetáculo. Tudo sempre pode melhorar”, explica.

A venda de ingressos para o desfile das campeãs, que reunirá as seis primeiras colocadas, será retomada na segunda-feira (24).

Ainda há entradas para arquibancadas e frisas. A apuração será realizada na terça-feira (26), na Praça da Apoteose. A liga promete divulgar na quinta-feira (28) as justificativas dos jurados para as notas.

CNN

Mais de Entretenimento