Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

SINTE-OEIRAS, 35 ANOS: a importância da sindicalização para o trabalhador

Os sindicatos têm como base a luta pela defesa dos interesses sociais, econômicos e profissionais

 

Você conhece seus direitos como trabalhador? Está sabendo que esses direitos estão ameaçados pelas reformas impostas pelos governos? Muitas informações não chegam à classe trabalhadora e isso é intencional. O objetivo é manter os trabalhadores desinformados de seus direitos para ser mais fácil manipular da forma que os patrões desejam. Mas, há uma ferramenta que colabora com a força dos trabalhadores, que luta para manter seus direitos: são os sindicatos. Instituições que também estão sendo atacas pelos governos atualmente.

Luta sindical

Os sindicatos têm como base a luta pela defesa dos interesses sociais, econômicos e profissionais de determinados grupos/setores do mercado de trabalho sendo eles encarregados de negociar as condições gerais e de relação de trabalho entre associados e instituições.

Wil Pereira, presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT Ceará) afirma que os sindicatos são importantes porque atuam na busca por melhores salários, melhores condições de trabalho e na defesa dos direitos dos trabalhadores. “São essas conquistas que permitem que a gente viva com dignidade com a nossa família. Um trabalhador sozinho, sem uma entidade forte por trás, torna-se uma ‘presa’ fácil para os maus empregadores. Somente os trabalhadores organizados em entidades representativas conseguem ter suas reivindicações coletivas atendidas”.

Associado com o dirigente da CUT cearense, o presidente do Núcleo Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí, em Oeiras, José Augusto Vieira, enfatiza a importância das classes trabalhadora estarem associadas as entidades sindicais como o SINTE-Piauí, por exemplo. “Para o trabalhador da educação do Piauí perceber a importância do sindicato, basta retirar do contracheque as conquistas adquiridas através das lutas do SINTE”, enfatiza o líder sindical.

Presidente do SINTE-Oeiras, José Augusto Vieira. Foto: Emanuel Vital

35 anos de lutas

Fundado em 1989, o SINTE-Oeiras completou em 2022, seus 35 anos de atuação em defesa dos profissionais da educação da rede púbica estadual do Piauí em Oeiras e mais 10 municípios jurisdicionados. Fortemente engajado nas causas do movimento sindical, o SINTE-OEIRAS participa permanentemente de interlocuções a favor de conquistas para os trabalhadores e de reivindicações que garantam a manutenção de seus direitos. Essa atuação ocorre em conjunto com a entidade representativa estadual, SINTE-PIAUÍ.

Mais de Educação