O portal folhadeoeiras.com traz aos leitores uma série de matérias sobre a seca na região de Oeiras. As matérias retratam a situação de dificuldade do sertanejo que vive um dos ciclos de maior seca dos últimos tempos.
A série é o resultado de um grande apanhado obtido entre visitas, entrevistas, fotografias e observações em localidades na zona rural e urbana de Oeiras onde foi acompanhado o dia dia do homem do campo, sua lida e a dificuldade em fornecer alimento aos animais, a desilusão do produtor com o fraco período chuvoso que o impede de ir a roça praticar a agricultura.
A primeira matéria da série mostra como a estiagem tem castigado o Rio Canindé que se encontra seco em vários trechos. Na reportagem do folhadeoeiras você verá imagens do Rio Canindé já mais vista em quase 100 anos.

Confira a matéria!
Com o período chuvoso cada vez mais escasso a imagem que se vê ao olhar o rio Canindé é desoladora. Em cinco anos de intensa seca, o que se vê é um rio Canindé agonizante em alguns trechos em outros já completamente seco.
O Rio Canindé nasce na Serra dos Dois Irmãos, em Paulistana, Piauí, a 600 metros de altitude, tem uma extensão de 350 quilômetros, e passa por várias cidades do sertão piauiense entre elas: Conceição do Canindé, Santo Inácio do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Francisco Ayres e Oeiras.


A reportagem do portal folhadeoeiras percorreu trechos do rio Canindé na zona Rural e Urbana de Oeiras e até em outras cidades, as imagens impressionam pela situação de seca e de degradação ambiental no maior afluente do principal rio do Piauí, o Parnaíba.
Ao ouvir ribeirinhos e agricultores que utilizavam o rio como um recurso inesgotável, as constatações assustam até aqueles mais velhos que afirmam nunca ter visto situação igual. “Já vi o Canindé Cheio, transbordando e até com pouca agua, agora seco desta maneira é a primeira vez”, afirma seu Zé Necy de 83 anos, morador da zona Rural de Oeiras.


O folhadeoeiras ouviu moradores de outros municípios banhados pelo Canindé, a constatação é a mesma, o rio está seco. Foto do rio Canindé entre as cidades de Wall Ferraz e Santo Inácio do Piauí por exemplo, mostra o leito completamente sem água.

Ponte Sobre o leito seco do Rio Canindé entre os municípios de Wall Ferraz e Santo Inácio do Piauí
O estágio avançado de assoreamento, o grande desmatamento nas suas margens tem contribuído de forma significava para o soterramento da calha o que acelera a "morte" do rio. Os riachos dessa região também já secaram. O resultado de tudo isso são rios com leito assoreado, seco e coroado, um exemplo característico da escassez de chuvas.


Para a meteorologia, 2016 vai ser um ano onde o índice pluviométrico na região do semiárido será menor o que vai comprometer mais ainda a situação de tão importante manancial de água.

Seja a seca, seja o desmatamento, seja queimada e assoreamento, a verdade é que o Rio Canindé está morrendo. Para agricultores, plantas, animais e ecossistemas a perca do Rio será irreparável.
Reportagem: Emanuel Vital
Fotos: Emanuel Vital
Emanuel Vital


Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.