Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Embrapa quer tornar o Piauí potencial exportador de frutas

Conforme a estatal, ao analisar as potencialidades do Estado a Embrapa viu a oportunidade de adotar o mesmo modelo que garantiu resultados positivos na região Nordeste.

Foto: Luís Marcos/ Viagora

 Foto: Luís Marcos/ Viagora

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio-Norte que possui sede em Teresina, capital do Estado do Piauí, iniciou a implantação de um projeto de transferência de tecnologias e inovação em fruticultura: o ProFruti. O objetivo da empresa é tornar o Piauí um exportador de frutas, a expectativa é que essa mudança ocorra em quatro anos.

Conforme a estatal, ao analisar as potencialidades do Estado a Embrapa viu a oportunidade de adotar o mesmo modelo que garantiu resultados positivos na região Nordeste, como na Bahia, em Pernambuco, no Ceará e Rio Grande do Norte.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Ainda segundo a Embrapa, foram distribuídos estrategicamente no Piauí quatro polos produtivos que compõem o projeto, eles estão localizados nas regiões norte, centro-sul e sudeste do Estado.

A estatal tem o objetivo de atingir a meta de alavancar a produtividade, bem como a produção de frutas em pelo menos 30%.  Com o feito o desenvolvimento regional apresentaria avanço positivos com cerca de 10% desta previsão.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, Valdemício Ferreira, as áreas estão recebendo preparo para que sejam instalados centros de referência tecnológica. A estimativa do pesquisador é de que todas as 23 unidades estejam funcionando até o mês de novembro.

“O trabalho está avançando com arado, gradagem, correção do solo, instalação dos sistemas de irrigação e preparação das mudas das fruteiras. O projeto quer transformar o Estado num grande polo produtor de frutas da região, como acerola, banana, goiaba, maracujá e uva”, explica.

A Embrapa informa ainda que o projeto conta com 13 planos de ação e uma equipe de 13 pesquisadores. Dentre os profissionais que integram esses trabalhos, estão dois analistas e três assistentes técnicos, além de parceiros especialistas em melhoramentos de plantas, irrigação e drenagem, fitopatologia, entomologia, pós-colheita, solo e nutrição de plantas e métodos quantitativos.

O ProFruti abrange atividades de cultivo, manejo, produção e agregação de valor às fruteiras tropicais cultivadas.

Com informações da Revista OESTE

Mais de Economia