Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Sesapi confirma 10 casos da varíola dos macacos no Piauí; 54 são suspeitos

Dos 10 casos que já foram confirmados, 8 são Teresina, 1 de Batalha, e 1 de Parnaíba. São 9 pessoas do sexo masculino e 1 de mulher.

Foto: Estadão Conteúdo

 Foto: Estadão Conteúdo

O Piauí atingiu 10 casos confirmados da varíola dos macacos, segundo painel epidemiológico Monkeypox da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Até segunda-feira (19) eram 7 casos confirmados, mas nessa terça-feira (20) foram confirmados mais três casos, todos na cidade de Teresina.

Dos 10 casos que já foram confirmados, 8 são Teresina, 1 de Batalha, e 1 de Parnaíba. São 9 pessoas do sexo masculino e 1 de mulher.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE 

Já são 120 casos notificados de varíola dos macacos no estado do Piauí, sendo que 54 são suspeitos, 2 prováveis e 54 descartados, além dos 10 confirmados. 

Em Teresina são 7 homens e uma mulher infectados, entre 20 e 29 anos de idade. Em Parnaíba o paciente infectado tem 31 anos, esteve em Jericoacoara, no Ceará, e quando voltou para o Piauí começou a sentir os primeiros sintomas de febre, dor de cabeça e lesões pelo corpo. Já o paciente registrado na cidade de Batalha, tem 46 anos, e teve contato com outra pessoa que viajou para o exterior.

Transmissão 

A principal forma de transmissão da varíola dos macacos é por meio do contato. Esse contato acontece por pele/pele, secreções ou por objetos pessoais do paciente infectado que você tenha contato. Também é possível se infectar por gotículas respiratórias, mas, nestes casos, é preciso um contato longo e próximo com o doente.

Sintomas

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos são principalmente dores no corpo, febre, mal-estar e cansaço. Então, a doença evolui para um quadro em que aparecem lesões no corpo em formato de bolhas.

Os sinais e sintomas, em geral, incluem:

Erupções cutânea ou lesões de pele

Adenomegalia - Linfonodos inchados (ínguas)

Febre

Dores no corpo

Dor de cabeça

Calafrio

Fraqueza

O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da monkeypox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Após a manifestação de sintomas como erupções na pele, o período em que as crostas desaparecem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus a outras pessoas. As erupções na pele geralmente começam dentro de um a três dias após o início da febre, mas às vezes, podem aparecer antes da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, que secam e caem.

Cidadeverde.com

Mais de Saúde