Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Temperatura bate novo recorde e ultrapassa 41°C em Oeiras

A previsão aponta elevadas temperatura e Índice de radiação ultravioleta em seu nível extremo em Oeiras

Foto: reprodução

 Foto: reprodução

O calor está mais acentuado neste mês de outubro, o segundo mês de B-R-O-Bró - período mais quente do ano, em quase todo o Piauí. Nessa quarta-feira (5), onze municípios piauienses ficaram entre os 20 do país com as maiores temperaturas. 

Segundo informações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia, INMET, a cidade de Oeiras registrou na última quarta-feira,05, temperatura máxima de 41,1 ºC. Há poucos dias, o município já havia registrado à marca de 40,4º graus e uma sensação térmica de 40,6º.

A razão para tanto calor em Oeiras nesse período se deve a presença de uma forte massa de ar quente e seco que está sobre o Nordeste que influencia as condições do tempo proporcionando sol forte e calor intenso, associado a isso uma baixa umidade do ar.

Ainda segundo a previsão, neste período de elevadas temperatura, a cidade de Oeiras está recebendo índice de radiação ultravioleta em seu nível extremo. Em escala de radiação ultravioleta que vai de 1 a 14, o índice de radiação ultravioleta na cidade é 12, ou seja, extrema radiação.

Em Bom Jesus, Sul do estado do Piauí a máxima alcançada também foi de 41,1 °C. Entraram na lista também como lugares mais quentes no estado, as cidades de Piripiri, Castelo do Piauí e Picos, que atingiram 40 °C na quarta-feira, segundo os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

Municípios com maiores temperaturas na quarta-feira (5 de outubro)

BOM JESUS DO PIAUI    PI    41.1

OEIRAS    PI    41.1

BALSAS    MA    40.5

IBOTIRAMA    BA    40.2

PIRIPIRI    PI    40.1

CASTELO DO PIAUÍ    PI    40.0

PICOS    PI    40.0

PEDRO AFONSO    TO    39.8

SAO RAIMUNDO NONATO    PI    39.8

SAO JOAO DO PIAUI    PI    39.6

CAMPO MAIOR    PI    39.5

IMPERATRIZ    MA    39.4

FORMOSA DO RIO PRETO    BA    39.3

ANGICAL DO PIAUI    PI    39.2

BARRA    BA    39.2

CORRENTE    PI    39.2

SANTA RITA DE CASSIA    BA    39.2

ALTO PARNAÍBA    MA    39.1

GILBUÉS    PI    39.1 

As elevadas temperaturas associadas à ausência de chuvas acaba reduzindo a umidade, o que pode provocar riscos à saúde e ao meio ambiente. Para se ter ideia, em Bom Jesus, a umidade do ar na quarta-feira chegou a 11%, índice considerado baixíssimo. Em Oeiras e em São Raimundo Nonato, a umidade chegou a 12%. Vale destacar que em umidades inferiores a 12%, é considerado estado de emergência pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  

Nesta quinta-feira (6), o INMET emitiu alerta vermelho (grande perigo) para 129 cidades do Piauí, sobretudo as localizadas mais ao sul do estado. O aviso indica grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc) e recomenda entre outras medidas: 

Beba bastante líquido

Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.

Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

Evite bebidas diuréticas (café e álcool).

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Redação|Folhadeoeiras

Mais de Oeiras