Os Congos de Oeiras receberam nesta segunda-feira, 26, no Palácio de Karnak, sede do Governo do Estado, o título de Patrimônio Vivo do Piauí. A iniciativa, viabilizada por meio do edital Mestre Severo, do Conselho Estadual de Cultura do Piauí (CEC), resultou no reconhecimento, certificação e apoio aos mestres e grupos folclóricos piauienses.
Nossa cidade concorreu com o grupo cultural Congos de Oeiras, manifestação afro-brasileira que já possui mais de 200 anos, preservada pelos moradores do Bairro Rosário e através dos Núcleos de Cultura das escolas municipais.
+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK
+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM
+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE
O grupo foi inscrito pelo Conselho Municipal de Cultura. Com apoio financeiro disponibilizado pelo título, os artistas e grupos contemplados transmitirão seus conhecimentos e experiências, visando perpetuar seus ofícios e ajudando a manter vivas as tradições culturais da nossa terra.
Ao todo foram certificados mais 30 mestres da cultura como patrimônio vivo do Estado do Piauí. A certificação representa o reconhecimento do trabalho dessas pessoas e um apoio financeiro para que elas continuem fazendo o resgate e transmitindo o conhecimento para as novas gerações.
ASCOM
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.