Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

No Piauí, 10 mil domicílios recusaram o Censo 2022, diz superintendente

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a prévia do Censo 2022. Em entrevista ao Cidadeverde.com, o superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, informou que o estado tem uns dos menores índices de domicílios que se recusaram a responder ao Censo com 1,1%.

“O Piauí teve os menos percentuais de recusa e de ausência do Censo, o que denota a receptividade da população e como a gente foi bem acolhido no estado. A gente teve uma recusa de aproximadamente 1,1% dos domicílios, nós recenseamos mais de 1 milhão de domicílios aqui no Piauí, então tivemos uma recusa de um pouco mais de 10 mil domicílios”, disse o superintendente.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Com 96,8% do Censo concluído e sendo o estado mais avançado na coleta de informações, a prévia da população piauiense foi estimada em 3,27 milhões de habitantes.

Leonardo Passos destacou que os domicílios que os recenseadores tiveram mais dificuldades de entrevistar no Piauí foram os condomínios de alto padrão.  

“De um modo geral, nós tivemos maiores dificuldades para acesso a condomínios de alta renda. Esses condomínios eles tem uma particularidade, alguns deles, por exemplo, já tem ausência até de um porteiro, o porteiro já é eletrônico, então foram dificuldades que o IBGE teve que superar ao longo da realização da coleta”, acrescenta.

Foto: Divulgação/IBGE 

O IBGE acrescentou também que a coleta do Censo 2022 deve continuar no próximo ano. No Piauí, o superintendente Leonardo Passos disse que neste momento as equipes estão na fase de refinamento dos dados. A previsão é que o Piauí esteja totalmente recenseado no final de janeiro.

“Nós estamos numa fase de supervisão de refinamento dos dados, de modo que aumente a qualidade dessas informações. Vamos seguir ao longo desse mês de janeiro fazendo esse trabalho. Acreditamos que até o final de janeiro esse trabalho vai estar totalmente concluído em todos os municípios. Vale ressaltar que a maioria do municípios já está com esse trabalho concluído e de modo que a gente tem a expectativa de concluir nas próximas semanas o Censo no estado do Piauí”, finaliza.  

Disque-Censo

O IBGE reforçou que o Censo 2022 ainda não está concluído e continuará em janeiro do próximo ano. 

Para os moradores de domicílios onde ninguém ainda respondeu ao Censo 2022, o IBGE divulgou o Disque-Censo 137 que continuará disponível para acionamento dos recenseadores.

A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular durante todos os dias da semana, das 8h as 21h30.

 

Cidadeverde.com 

Mais de Notícia