Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Boa notícia. Por; Carlos Rubem

Foto: Divulgação

 Foto: Divulgação

A Fundação Nogueira Tapety - FNT, a qual presido, entidade de escopo cultural, desde a sua criação, em 2005, elegeu, como prioridade, a restauração da centenária Casa de Fazenda do Canela, de sua propriedade, localizada no perímetro urbano de Oeiras.

Para tanto contratou o tarimbado arquiteto Olavo Pereira, especialista em patrimônio histórico, ainda em 2013, para elaborar um projeto arquitetônico visando aquele desiderato. Por via de consequência, vieram, também, os projetos complementares (elétrico, hidráulico, etc…)

Depois de muitas frustradas tentativas, a FNT emplacou o financiamento de tal obra através de emenda parlamentar do Senador Marcelo Castro - a quem somos grato! -, na qualidade de Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, para o orçamento do ano passado (2022).

Ressalte-se que o projeto em apreço - bem tombado, isoladamente, pelo Estado do Piauí, integrante do Tombamento do Conjunto Histórico e Paisagístico do IPHAN - contém as informações necessárias ao restauro do dito edifício, ao tempo em que reflete o apego à memória local, como forma de resistência à perda da identidade sertaneja.

A proposta se baseia na reutilização da construção em tela enquanto marco de notável singularidade da arquitetura rural piauiense.

O uso foi definido pela FNT para sede do Memorial Casa do Canela, que contará também com a construção de um restaurante anexo, equipamento necessário para garantir a sustentabilidade financeira para a manutenção do citado bem.

A museologia do Memorial focará a figura do vaqueiro - elemento muito caro ao povoamento do Piauí -, além da vida e a obra do nosso patrono, o poeta Nogueira Tapety (1890 - 1918), primeiro ocupante da Cadeira 15 da Academia Piauiense de Letras.

Segunda-feira passada (16.01.2022), foi assinado contrato de repasse entre a União, por intermédio do Ministério do Turismo, representada pelaCaixa Econômica Federal e a Secretaria Estadual de Cultura - SECULT/PI, no importe de R$ 2.054,594,79 (Dois milhões, cinquenta quatro mil, quinhentos noventa cinco reais e setenta nove centavos) para a primeira etapa do referido investimento cultural.

A partir dagora, haverá a deflagração do Processo Licitatório da obra e demais atos procedimentais. Espero que tudo ocorra na forma mais transparente possível e dentro de um prazo razoável.

Saravá!








Mais de Cidades