Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Aluna de 83 anos conclui 1º curso técnico de Enfermagem no Piauí

Osmarina Duarte de Sousa comemorou a sua formação com mais 21 colegas na quinta-feira (09), no Teatro 4 de Setembro.

Formanda Osmarina Duarte de Sousa. Foto: Divulgação/ Seduc

 Formanda Osmarina Duarte de Sousa. Foto: Divulgação/ Seduc

Na última quinta-feira (09), a piauiense Osmarina Duarte de Sousa, de 83 anos, comemorou a sua formação no seu primeiro curso técnico, com mais 21 colegas do curso Técnico em Enfermagem, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), José Pacífico de Moura Neto, localizado na zona Sudeste de Teresina. Os alunos tiveram uma cerimônia de formatura realizada no Teatro 4 de Setembro.

“Levei uma vida muito humilde, tive que trabalhar desde cedo como doméstica para outras famílias, por isso não pude ter filhos, pois não teria como cuidar deles. Mesmo assim, fiz muitos amigos por onde morei e hoje posso considerá-los como minha família. Apesar de tudo, sempre sonhei em estudar, fiz alguns cursos profissionalizantes (de curta duração) e finalmente consegui concluir meu Ensino Médio com um curso técnico em Enfermagem. É um sonho realizado, estou muito feliz!”, afirma dona Osmarina.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

De acordo com o Governo do Piauí, o CEEP José Pacífico oferta curso técnico integrado ao médio, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e Proeja para 1347 estudantes nos turnos manhã, tarde e noite. Dentre os cursos técnicos estão: informática, enfermagem, edificações, sistema de energia renováveis, manutenção automotiva, metrologia, análises clínicas, produção de moda, farmácia e segurança do trabalho.

Segundo a diretora da escola, Maria das Dores, mesmo com o período da pandemia, os estudantes e profissionais de educação se superaram, e atualmente o colégio comemora a formatura de 500 estudantes em diversos cursos.

“É muito importante esse momento para mim como diretora, para os coordenadores e professores. Nosso aluno quando sai da escola já e direcionado para o mundo do trabalho e sabemos que ele vai vencer na vida”, disse a pedagoga.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Washigton Bonfim, o plano do governador Rafael Fonteles (PT), tem como meta aumentar a oferta, qualidade e estrutura para os cursos técnico-profissionalizante, promovendo estágios e inserindo os alunos no mercado de trabalho.

“O que projetamos para o futuro é a diversificação desses cursos. Acelerar, avançar e modernizar o ensino, entendendo que o fazer profissional é importante para o acesso ao mundo do trabalho. Nosso objetivo é preparar esse aluno para o mundo do trabalho e ajudá-lo a realizar seus sonhos, sendo inclusive meta do governador Rafael Fonteles a criação de 80 mil empregos e a educação profissional é peça-chave para esse resultado”, explicou.

 

Com informações da Seduc.

Mais de Educação