Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Professores estaduais do Piauí protestam contra aprovação de PL sem reajuste linear para a categoria

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Piauí (Sinte) protestou contra a decisão que, segundo eles, beneficia somente educadores da Educação Básica.

Professores estaduais do Piauí protestam contra aprovação de PL sem reajuste linear para a categoria — Foto: Jonas Carvalho/TV Clube

 Professores estaduais do Piauí protestam contra aprovação de PL sem reajuste linear para a categoria — Foto: Jonas Carvalho/TV Clube

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Piauí (Sinte) realizou, na manhã desta quinta-feira (16), um protesto em frente ao Palácio de Karnak, sede do executivo estadual, contra a aprovação do Projeto de Lei 13/2023, que trata do reajuste salarial da categoria. Segundo os profissionais, a decisão beneficia somente os professores "Classe A".

Segundo Paulina Almeida, representante do Sinte, o PL aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí atende somente uma parcela dos educadores do Estado.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

“ASomos contrários ao PL 13 da forma que foi aprovado. Porque no documento não há uma valorização profissional, e sim uma complementação salarial para alguns, já que a maioria dos trabalhadores ficou sem reajuste de 14.95%", disse.

SINTE-PI protesta em frente ao Palácio de Karnak — Foto: Jonas Carvalho

SINTE-PI protesta em frente ao Palácio de Karnak — Foto: Jonas Carvalho

A representante pontuou que ainda que o Sindicato esteve na Assembleia Legislativa do Piauí, dialogou também com o secretário, Washington Bandeira, em busca de uma negociação onde o Governo do Estado pudesse apresentar uma proposta linear, o que não ocorreu. Paulina disse que o reajuste beneficia somente a base da pirâmide de profissionais da educação, os professores Classe A, da educação básica.

Ela informou que os profissionais devem realizar uma nova paralisação na próxima quarta-feira (22). Questionada sobre a possibilidade de greve, Paulina Almeida disse que uma Assembleia Geral decidirá os próximos passos dos profissionais.

SINTE-PI protestas em frente ao Palácio de Karnak — Foto: Jonas Carvalho

SINTE-PI protestas em frente ao Palácio de Karnak — Foto: Jonas Carvalho

“A nossa categoria vai se reunir em Assembleia Geral no dia 13 de abril, e todos estão agitados com o comportamento do Governo, que não nos valoriza e nem obedece a Lei. 71, que é a Lei do Plano de Carreira, que é a valorização dos profissionais da educação, juntamente com a lei do piso. Dessa forma, decidiremos no próximo mês no Clube do Sinte”, informou ela.

A representante do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Piauí, concluiu declarando que os educadores se sentem desprezados e discriminados.

 

Fonte: G1|Piauí

Mais de Educação