Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Ameaçado de extinção, macaco é encontrado morto a tiro em estrada de Santa Rosa do Piauí

O animal foi encontrado morto a tiro e deixado numa estrada vicinal próximo a uma ponte do riacho que fica na entrada da cidade.

Macaco foi morto a tiro em Santa Rosa do Piauí. Foto: reprodução

 Macaco foi morto a tiro em Santa Rosa do Piauí. Foto: reprodução

Um macaco foi encontrado morto na tarde deste domingo,19, na cidade de Santa Rosa do Piauí. O animal foi encontrado morto a tiro e deixado numa estrada vicinal próximo a ponte do riacho que fica na entrada da cidade.

O primata achado morto é da espécie guariba-da-caatinga (Alouatta ululata), também conhecida como capelão, é uma espécie de primata criticamente ameaçada de extinção com base na avaliação nacional realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

De acordo com o senhor Antônio de Constâncio que denunciou o crime ambiental em Santa Rosa do Piauí, o animal morto fazia parte de um grupo de quatro da mesma espécie. “Todos os dias eles faziam a maior cantoria e brincavam nas arvores em uma propriedade nossa que fica às margens do riacho do engano. De inicio, eram apenas dois e com o passar dos anos foi aumentando. O tempo todo preservando os animais por lá, agora veio alguém nessa ação criminosa e matou o animal”, denunciou o morador.     

O guariba-da-caatinga pertence a um grupo de primatas que tem como principal característica uma vocalização bem marcante. A emissão de vocalizações podem ser ouvidos até cerca de 2 ou 3 quilômetros de distância. Tais vocalizações duram em média 10 minutos.

De acordo com o art. 29 da Lei dos Crimes Ambientais, é crime matar, perseguir, apanhar espécimes da fauna silvestre, bem como transportá-los. Ainda de acordo com a lei, a pena é de detenção de seis meses a um ano e multa.

Nesta segunda-feira,20, o caso será levado ao conhecimento da autoridade policial quando será feita a denúncia formal para lavratura do boletim de ocorrência denunciando o crime ambiental em Santa Rosa do Piauí.

 

Redação|Folhadeoeiras

Mais de Santa Rosa do Piauí