Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Mais de 1 milhão de piauienses devem ser vacinados contra a influenza

Com o público-alvo de mais de um milhão de pessoas no Piauí, inicia nesta segunda-feira (10) a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza.

Foto: Divulgação

 Foto: Divulgação

Com o público-alvo de mais de um milhão de pessoas no Piauí, inicia nesta segunda-feira (10) a 25ª  Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. Atenta a esta necessidade, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) chama a população piauiense para receber a sua dose do imunizante. Veja locais de vacinação em Teresina.

A Coordenação de Imunização da Sesapi já realizou a distribuição de 324.877 mil doses aos municípios, que são os responsáveis pela vacinação. Novos repasses estão previstos ao longo das próximas semanas, mediante a disponibilidade de novas doses pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. 

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

“Iniciamos no dia 10 de abril e vamos até o dia 31 de maio, conforme cronograma estabelecido pelo PNI, a campanha de vacinação contra a Influenza, e chamamos o público-alvo dessa vacina para comparecer aos postos de saúde de seus municípios para receber a vacina. A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção para proteger contra a doença, suas complicações, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, destaca Ester Miranda, Gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi. 

Cada município é responsável por sua programação de vacinação, no entanto, o Ministério da Saúde estabeleceu os grupos prioritários para receber a vacina, que são: crianças de 06 meses a 06 anos,trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, idosos, a partir de 60 anos de idade, profissionais da força e segurança, profissionais das Forças Armadas, portadores de doenças crônicas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e população privada de liberdade. 

No estado do Piauí, 1.188.821 pessoas fazem parte desse público. No próximo dia 20 de maio o Piauí realiza o “Dia D” de vacinação contra a Influenza. A iniciativa objetiva mobilizar municípios para ampliar a cobertura vacinal da dose contra a gripe e do reforço bivalente da Covid-19 em todo o território.

“Ainda no mês de março o Piauí lançou o programa Saúde em Dia, que tem como um dos pilares atualizar a caderneta de vacina dos piauienses, por isso, pedimos a colaboração do nosso povo, para que possam procurar os postos de saúde e tomar os imunizantes necessários para a sua proteção, com por exemplo, o reforço com a vacina bivalente para a proteção contra a Covid-19”, lembra Ester Miranda.


Cidadeverde.com

Mais de Saúde