Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Defesa Civil planeja ações para o período seco do ano no Piauí

De acordo com Werton Costa, esse período tem impacto sobre a produção agrícola e pecuária de modo geral, além de possíveis incidências de queimadas.

 

Com o fim do período chuvoso chegando, que no Piauí é mais intenso dos meses de janeiro a abril, e a estação mais seca do ano também se aproximando, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) já está trabalhando em planejamentos e ações para esse novo período.

De acordo com o assessor técnico da Sedec, Werton Costa, está sendo feita uma avaliação de toda a performance da secretaria, das demandas atendidas e do grau de coordenação e assistência prestada aos municípios. “Nesse momento de transição, do período chuvoso para o seco, nós estamos desenvolvendo um planejamento para o pós-chuva, o período de estiagem”, disse o assessor e climatologista.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíWerton Costa

Werton Costa

De acordo com Werton Costa, esse período tem impacto sobre a produção agrícola e pecuária de modo geral, além de possíveis incidências de queimadas. “E é a partir daí que a Sedec irá unir esforços, capacitando o material humano, equipando as brigadas, focando no atendimento às demandas hídricas, trabalhando com o sistema de reservação de água e assistindo as comunidades impactadas”, destaca Werton.

O climatologista ainda destaca o empenho do órgão em minimizar a atuação dos carros-pipa “Estamos desenvolvendo políticas mais estruturais de intervenções que possam efetivamente garantir o que chamamos de convivência com o semiárido, trabalhando com conhecimento, informação e construindo o Plano Estadual de Defesa Civil do Piauí, considerando a realidade dos municípios e suas vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais”, diz

Conforme o governo do estado do Piauí, foi instituído, pelo Governo do Piauí, um gabinete de crise para adoção de medidas emergenciais, com o objetivo de efetivar as ações de prevenção, antecipação aos riscos e resolução da crise instituída devido aos alagamentos e inundações, bem como adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.

Mais de Geral