O Hospital Regional Deolindo Couto realizou no último sábado, dia 20 de maio, a campanha 'DOE SANGUE' com o objetivo de contribuir para o reabastecimento dos estoques de sangue do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Piauí (Hemopi).
A ação foi uma parceria entre o HRDC e o Hemocentro Regional de Picos e contou com uma equipe de 15 profissionais, incluindo a coordenadora do Hemocentro Regional de Picos, Ana Paula Batista, supervisora técnica, enfermeira, bioquímicos, técnico em laboratório, técnico em enfermagem e auxiliar administrativo.
+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK
+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM
+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE
Ao todo, foram coletadas amostras de sangue de 113 doadores, sendo 101 aptos para a doação e 12 inaptos. Cada bolsa de sangue passa por aproximadamente 25 tipos de exames e fica disponível no banco de sangue por um período médio de 7 a 10 dias. Após as análises, o sangue coletado tem validade de 28 dias, podendo salvar até quatro vidas por bolsa.
O atendimento durante a campanha teve uma duração média de 25 minutos, desde o cadastro até a coleta do sangue. A próxima coleta está programada para o dia 3 de junho, no Hospital Regional Deolindo Couto.
Tays Emanuelly, representante do hospital, destaca a importância da campanha 'DOE SANGUE' e ressalta que a doação de sangue é crucial, uma vez que a demanda por transfusões sanguíneas pode surgir a qualquer momento, seja devido a acidentes, cirurgias ou doenças. A disponibilidade de sangue seguro e de qualidade é fundamental para salvar vidas. Cada bolsa de sangue doada pode beneficiar até quatro pessoas, já que os componentes do sangue, como plaquetas e plasma, podem ser utilizados para tratar diversas condições médicas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.