Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Fibras ajudam a regular o intestino, controlar glicemia e até evitar câncer; veja quais

Foto: Pixabay

 Foto: Pixabay

As fibras alimentares são elementos essenciais para uma dieta equilibrada e uma vida saudável, uma vez que elas são responsáveis por regular o trânsito intestinal e evitar a constipação, auxiliar no controle da glicemia (sua ausência pode aumentar o risco de Diabetes tipo 2), pressão arterial, colesterol e perfil lipídico.

Segundo a nutricionista Adriana Zupo Domeneghetti, seus benefícios podem ir além. “Já há estudos que indicam que elas podem contribuir para uma menor incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer, especialmente no cólon e a obesidade”, afirma ela.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

As fibras podem ser encontradas em frutas, como maçãs, peras, laranjas, bananas, morangos, framboesas, amoras e kiwis; verduras, como espinafre, couve, brócolis, couve-flor, cenoura, abóbora, couve de Bruxelas e aspargos; legumes como feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja e tofu; grãos integrais, como arroz integral, quinoa, aveia, cevada trigo sarraceno, milho e pão integral; e sementes, como de chia, sementes de linhaça, sementes de abóbora, sementes de girassol e sementes de gergelim. Adriana Domeneghetti dá dicas sobre como incorporar esses alimentos na dieta diária.

“É possível adicionar frutas às refeições, como no café na manhã ou na sobremesa após o almoço, adicionar verduras a um sanduíche ou saladas cruas ou cozidas no almoço ou jantar, adicionar legumes aos seus pratos principais, incorporar as sementes de chia ou linhaça em smoothies, saladas ou iogurtes e escolher grãos integrais no lugar de refinados, como é o caso dos pães. Ao aumentar a ingestão de fibras também é recomendado aumentar o consumo de água”, explica a especialista.

Suplementação

A nutricionista esclarece que a suplementação pode ser importante para situações em que o corpo não está fornecendo a quantidade necessária de fibras para o corpo como para pessoas com constipação crônica, síndrome do intestino irritável e diabetes tipo 2. Porém, ela só deve ser realizada der acordo com as necessidades individuais de cada pessoa e sob orientação de um profissional de saúde, especialmente se ela possui algum problema de saúde que possa ser afetado pela suplementação.

“A dosagem e frequência da suplementação de fibras variam dependendo do tipo de suplemento de fibra e das necessidades individuais de cada pessoa. No geral, a dose recomendada de suplementos de fibras é de cerca de 20-30 gramas por dia para adultos, mas pode variar de acordo com a idade, sexo, peso e nível de atividade física de cada pessoa”, destaca Adriana.

Ela ainda fornece outras orientações em relação à suplementação. “É importante começar com uma dose baixa de suplemento de fibra e aumentá-la gradualmente para permitir que o corpo se acostume a essa mudança na dieta. Uma boa recomendação é começar com uma dose de 5 gramas por dia e aumentar a dose em 5 gramas a cada semana, até atingir a dose desejada”, detalha.

Segundo a profissional, também é importante beber bastante água, tomar o suplemento com a comida e não exagerar na dosagem para evitar problemas digestivos, como diarreia, cólicas e flatulência, além de, com excesso, interferir até mesmo na absorção de alguns nutrientes como como cálcio, ferro, zinco e outros minerais. “A suplementação de fibras não é um substituto para uma dieta saudável e equilibrada, que deve incluir uma variedade de fontes de fibras”, resume.

 

Cidadeverde.com

Mais de Saúde