Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Piauí reduz taxa de analfabetismo, mas ainda tem 382 mil pessoas sem saber ler e escrever

Foto: reprodução o Dia

 Foto: reprodução o Dia

O Piauí tem cerca de 383 mil pessoas com 15 anos ou mais analfabetas, o que representa cerca de 14,8% da população nessa faixa etária – com destaque para os idosos. Os dados são referentes ao ano de 2022 e constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE divulgada nessa quarta-feira (07).

“Houve redução na taxa de analfabetismo quando a gente compara os indicadores de 2016 com 2022. Em 2016, a gente tinha cerca de 16% da população piauiense analfabeta. Em 2022, caiu para 14,8 – cerca 1.3 percentual de redução. Isso na prática significa 15 mil pessoas a menos analfabetas no Piauí”, declarou o chefe de informações do IBGE no Piauí, Eyder Mendes.

 

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Segundo o IBGE, o Piauí teve a maior taxa de analfabetismo do Brasil no ano passado. A faixa etária com maior proporção de pessoas analfabetas são os idosos: 40%. “Essa é uma tendência no país. São as pessoas mais idosas que não tiveram no passado a oportunidade de ter acesso à escola no seu município ou que tiveram que trabalhar mais cedo. Ou seja, cabe hoje aos poderes, seja federal, estadual ou municipal traçar políticas públicas de inclusão dessas pessoas nas escolas”, completa.

Com relação ao sexo, o analfabetismo no Piauí é maior entre os homens (16,2%) do que entre as mulheres (13,5%). Os dados mostram ainda que pessoas de cor preta e parda possuem índice de analfabetismo maior do que brancas, são quase cinco pontos percentuais a mais: 15,9% para 10,8%, respectivamente.

Mais de Educação