Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Operação prende 18 pessoas suspeitas de homicídios e ataque a equipe do Samu

Segundo a Polícia Civil em breve será lançado um programa de recompensas para receber denúncia de pessoas envolvidas no crime.

Foto: Ascom/SPP-PI

 Foto: Ascom/SPP-PI

Em coletiva, o delegado geral Luccy Keyko informou que foram presas 18 pessoas na Operação S.O.S. Draco-53 realizada nesta terça-feira (8), na região da Vila Dagmar Mazza, zona sul de Teresina, e no estado do Maranhão. Entre os presos, estão dois suspeitos de participar diretamente do ataque aos profissionais do Samu, que aconteceu no dia 15 de julho, além do homem apontado o líder da célula de uma facção na região.

"Desde aquele dia tínhamos a indicação de autoria, mas a investigação se estendeu, descobrimos que eram integrantes de uma facção, e cumprimos 15 mandados de prisão, mas teve mandados de apreensão, sendo que terminamos com 18 presos. Entre eles o Careca e Garé que fizeram os disparos, além do mandante que foi preso por mandar matar o Cícero. Também foi preso quem emprestou a moto. Foram apreendidas quatro armas de fogo e foi um trabalho bem feito, que desarticulou essa organização", afirmou Luccy Keyko.

O delegado Charles Pessoa disse que a região da Dagmar Mazza continuará sendo monitorada e que nesta quarta-feira (09) as pichações serão apagadas.

Durante a operação foram presas pessoas envolvidas diretamente no ataque aos profissionais do Samu, assim como o líder da organização e demais membros. Ele explicou que todo um núcleo de uma célula que era ativa no Tribunal do Crime, foi desarticulada.

"Foi desarticulada uma célula de organização criminosa. O objetivo inicial foi investigar o crime que teve como vítimas dois servidores. Na investigação constatamos que os dois indivíduos, o que pilotava e o fez os disparos, já eram investigados pela gente. Fomos além, investigamos um núcleo dessa organização, que exercem funções e são responsáveis pelo Tribunal do Crime, então uma operação extremamente exitosa", destacou.

O homem apontado como mandante já tinha sido preso pela Polícia Federal em 2022 após mandado de busca e apreensão que localizou armas na sua residência. Ele assumiu o comando dessa célula após a prisão de duas pessoas.

“Após a prisão de dois indivíduos. O Pompom assumiu o comando dessa célula dessa facção, além de atuar fortemente no tráfico de entorpecentes. Então ele está sendo retirado de circulação”, disse o delegado Pessoa.

Segundo a Polícia Civil em breve será lançado um programa de recompensas para receber denúncia de pessoas envolvidas no crime.

Foto: Ascom/SPP-PI 

Atualizada às 8h

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou na manhã desta terça-feira (08) a Operação S.O.S. DRACO-53 na região da Vila Dagmar Mazza, zona sul de Teresina, e no estado do Maranhão. Ao todo, estão sendo cumpridos 15 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão e até o momento, pelo menos 10 pessoas foram presas.

De acordo com a Polícia Civil, a ação tem o objetivo de reprimir a atuação da facção criminosa que no dia 15 de julho atentou contra as vidas de profissionais socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ocasião em que uma enfermeira e o motorista da ambulância foram atingidos por disparos de arma de fogo em via pública, enquanto prestavam socorro à outra vítima que já havia sido baleada pelo mesmo bando criminoso.

Entre os presos, estão dois suspeitos de participar diretamente do ataque aos profissionais do Samu. 

As equipes policiais apreenderam ainda armas de fogo, munições, dinheiro e drogas.

A operação conta ainda com o apoio da Superintendência de Operações Integrados (SOI), Diretoria de Inteligência (DINTE), Força Estadual Integrada de Segurança Pública do Piauí (FEISPI), Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), Departamento de Roubos e Furtos de Veículos (DFRV), 4° DP, 5° DP, 11° DP e da Polícia Militar.

O Draco disponibiliza o telefone (86) 99964-0647 e o Instagram @dracopcpi como canais de denúncia anônima.

 

Cidadeverde.com

Mais de Polícia