Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Com radiação extrema e baixa umidade, Oeiras tem recorde de calor e fica em alerta para riscos à saúde

Oeiras em estado de alerta. Foto: reprodução

 Oeiras em estado de alerta. Foto: reprodução

Segundo informações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia, INMET, a cidade de Oeiras registrou nessa segunda-feira,21, temperatura máxima de 41ºC, ficando em terceiro lugar no país perdendo apenas para Balsas com 41.3°C e Carolina com 41.1°C, ambas no Maranhão.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cinco cidades piauienses registraram na tarde desta segunda-feira (21) temperaturas máximas acima de 40°C. Oeiras: 41°C, Bom Jesus: 40.8 °C, Alvorada do Gurguéia: 40.4 °C, Floriano: 40.2°C e São João do Piauí: 40 °C.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Conforme o órgão federal, desde o começo das medições, várias estações bateram os seus recordes para o mês de agosto. No Piauí Oeiras teve a maior máxima em agosto desde os 40,2ºC registrados em 22/8/2016.

Radiação Extema

Ainda segundo a previsão, neste período de elevadas temperatura a cidade de Oeiras está com seu índice de radiação ultravioleta em seu nível extremo. Em uma escala de radiação ultravioleta que vai de 1 a 14, o índice de radiação ultravioleta na cidade é 11, ou seja, extrema radiação.

A climatologista Sara Cardoso, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), explicou que as temperaturas devem bater os 40°C até a próxima sexta-feira (25). Depois desse período, elas devem ter uma amenizada temporária.

Baixa umidade

Além de altas temperaturas, também está sendo registrada baixa umidade relativa do ar em Oeiras. A cidade registrou 15% de umidade relativa do ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando as taxas ficam entre 12 e 20%, a umidade pode ser considerada de alerta. Essa umidade se assemelha ao deserto do Saara, na África, por exemplo, onde a umidade costuma variar entre 14% e 20%.

Como se proteger

A baixa umidade pode trazer uma série de problemas à saúde, como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos. A condição também aumenta o potencial de incêndio em pastagens e florestas.

Por conta disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta alguns cuidados que devem ser tomados durante o período:

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, e etc
  • Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc
  • Consumir água à vontade
  • Usar soro fisiológico para olhos e narinas

 

Redação|Folhadeoeiras

Mais de Cidades