Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Após 17 dias, incêndios são controlados no Sul do Piauí

Incêndio de grandes proporções é registrado em Canto do Buriti. Foto: redesocial

 Incêndio de grandes proporções é registrado em Canto do Buriti. Foto: redesocial

Os incêndios no assentamento Santa Clara, na cidade de Canto do Buriti, que iniciaram há 17 dias, foram controlados na madrugada desta segunda-feira (28). De acordo com o coronel Emídio, comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, a chuva que caiu na região nos últimos dias foi essencial para o combate às chamas. Agora, as equipes fazem um monitoramento na região e pelo Satélite Painel do Fogo.

Equipe em combate aos incêndios em Canto do Buriti. - (Divulgação/PM)Divulgação/PMEquipe em combate aos incêndios em Canto do Buriti.

“Ficamos muito felizes com as chuvas na região. Ela ajudou nossos bombeiros que estavam em um combate pesado. Estamos acompanhados o pessoal do helicóptero, que está fazendo o resgate do pessoal que passou a noite para o combate de incêndio, que não foi necessário graças à quantidade de chuva e nós vamos continuar o monitoramento para ver se todos os incêndios foram realmente extintos”, disse.

Incêndio de grandes proporções é registrado em Canto do Buriti. - (Reprodução / Redes Sociais)

Reprodução / Redes SociaisIncêndio de grandes proporções é registrado em Canto do Buriti.

De acordo com dados do relatório divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), na última quinta-feira (24), cerca de 9.012 hectares já haviam sido destruídos nos incêndios em Canto do Buriti. O número equivale a mais de oito mil campos de futebol de vegetação devastada.

Ao todo, 36 pessoas participaram da operação, incluindo bombeiros militares, brigadistas e agentes do Ibama. O Batalhão de Operações Aéreas da PMPI (BOPAer) transportou uma equipe de brigadista e bombeiros para a linha de fogo, onde pernoitaram para caso houvesse novos focos. Eles foram resgatados pelo helicóptero nesta manhã.

Helicóptero é usado para controlar incêndios em Canto do Buriti. - (Divulgação / PM)

Divulgação / PMHelicóptero é usado para controlar incêndios em Canto do Buriti.

“Temos tido êxito, mas também é uma área muito grande. Por nossa sorte, está chovendo na região. Eles passaram uma noite toda aqui na chuva, debelando. Graça a Deus terminando com êxito”, disse o coronel Gomes, piloto e gerente de Operações Aéreas da SSP-PI.

Equipes do Prevfogo Ibama, SEMARH, Bombeiros militares, BOPAer, brigadistas e voluntários de regiões vizinhas atuaram nos trabalhos.

O diretor de Fiscalização da Semarh, Major Dênio Marinho, destaca os próximos passos para a continuidade do trabalho em prol daquela região. “A próxima etapa é realizar uma avaliação de toda a área afetada e comunidades prejudicadas pelo fogo”, explica. “Feito isso, será encaminhado relatório às autoridades competentes para que as devidas medidas sejam executadas”.

Para solicitar socorro em caso de incêndio ou denunciar queimadas praticadas no Piauí, a população do Estado pode entrar em contato com a Semarh, por meio do canal de atendimento oficial da Coordenação de Incêndios Florestais, que atende ligações telefônicas e mensagens por meio do aplicativo WhatsApp, pelo número (86) 9421-6693. Além desse contato, a população também deve acionar os demais órgãos competentes: Corpo de Bombeiros: 193; Polícia Militar: (89) 9 9450-6787; PREVFOGO Ibama: 0800 061 8080.

Portal O DIA

Mais de Cidades