Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Oeiras bate recorde de calor, registra 42,4ºC e se tornar uma das cidades mais quentes do Brasil

Foto: montagem folhadeoeiras

 Foto: montagem folhadeoeiras

Atualizada às 18h:40

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a lista das maiores temperaturas registradas até as 15h desta segunda-feira (25), em todo o Brasil.

Oeiras que neste domingo,24, registrou 41,5ºC, sendo a mais quente no Piauí e sexta no território brasileiro bateu novo recorde de temperatura. A cidade continua como a mais quente do estado do Piauí e a terceira do País ao registrar 42,4ºC, segundo o INMET.

 Ao registrar 42ºC graus, a cidade piauiense só ficou com temperatura menor que as cidade de São Romão (MG): 43,0°C e Porto Murtinho (MS): 42,8°C

Além disso, o instituto emitiu dois alertas de baixa umidade para parte do território piauiense.

________________________________ 

No último domingo, dia 24 de setembro, o Piauí enfrentou altas temperaturas que ultrapassaram a marca dos 41 graus Celsius. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam que duas cidades piauienses se destacaram nesse cenário: Oeiras e Floriano.

Oeiras registrou a temperatura mais alta do Estado e a 6ª do país, atingindo 41,5°C, seguida de perto por Floriano, que marcou 40,9°C. Além delas, outras cidades do estado também enfrentaram calor intenso, com termômetros marcando altas temperaturas, como São João do Piauí com 40,7°C e Alvorada do Gurgueia também com 40,3°C.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Radiação Extrema

O folhadeoeiras buscou junto ao Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) sobre a situação de incidência de radiação solar no municipio. De acordo com a previsão, neste período de elevadas temperatura a cidade de Oeiras está com seu índice de radiação ultravioleta em seu nível extremo. Em uma escala de radiação ultravioleta que vai de 1 a 14, o índice de radiação ultravioleta na cidade é 12, ou seja, extrema radiação.

Baixa umidade

Além de altas temperaturas, também está sendo registrada baixa umidade relativa do ar em Oeiras. A cidade registrou 15% de umidade relativa do ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando as taxas ficam entre 12 e 20%, a umidade pode ser considerada de alerta. Essa umidade se assemelha ao deserto do Saara, na África, por exemplo, onde a umidade costuma variar entre 14% e 20%.

Ainda segundo o INMET as temperaturas em Oeiras seguem na casa dos 40ºC até a próxima sexta- feira,29. Dacordo com o isntituto d meteorologia no próximo sábado,30, a previsão é uma máxima ainda maior, podendo chegar aos 42ºC.

 

Redação|Folhadeoeiras

Mais de Cidades