Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Estudantes saem às ruas em protesto e cobram melhorias no Ceti Pedro Sá em Oeiras

Manifestação de alunos Ceti Pedro Sá, Oeiras. Foto: Emanuel Vital

 Manifestação de alunos Ceti Pedro Sá, Oeiras. Foto: Emanuel Vital

Cerca de quase 300 alunos do Centro de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá, em Oeiras, fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (27). Com cartazes e palavras de ordem, eles chamaram atenção pelas ruas e avenidas da cidade, cobrando melhores condições na unidade de ensino.

O ato aconteceu após alunos e professores não aguentarem mais a situação pela falta de climatização nas salas de aula. A situação deixa os espaços de ensino sem condições de permanência, uma vez que estes são forrados e o país está passando por um período de intensa onda de calor. A cidade de Oeiras, por exemplo, está por dias seguidos como a mais quente do estado do Piauí e do País. Na última segunda-feira,26, os termômetros registraram o recorde de 42,4ºC no município.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Nessa quarta-feira, os alunos já denunciaram a situação de precariedade por meio de vídeo nas redes sociais. Os estudantes cobram além de equipamentos de ar condicionados, a instalação de um novo bebedouro, uma vez que o que estava em uso quebrou. Além do calor insuportável, os discentes também alertam pela falta d’água.

Em frente à sede da 8ª Gerencia Regional de Educação, os estudantes usando cartazes e gritando palavras de ordem pediam uma solução para as questões cobradas. Um dos cartazes dizia: “Queremos bebedouro”, em outro, a frase: “queremos nossos direitos” e ainda: “queremos uma sala de aula e não uma sauna”.

De acordo com o presidente do Grêmio Estudantil do Ceti Pedro Sá, Ítalo Luís, a manifestação traz à tona questões cruciais relacionadas às condições precárias do ambiente escolar, incluindo a inadequada infraestrutura de climatização, a falta de água apropriadas de consumo e outros temas como a falta de laboratórios, biblioteca adequada, conclusão da quadra de esportes que se arrasta a mais de dez anos, bem como a reforma do auditório da escola.

Segundo o grupo de manifestantes, o problema reclamado já foi comunicado à 8ª Gerencia de Educação de Oeiras. O diálogo com SEDUC com o envio de diversos ofícios também já foi realizado e até o momento não foi dada a resposta desejada. Para professores e alunos, a situação tem se agravado dia após dia sendo preciso que as vozes de professores e alunos sejam ouvidas.

“Nós resolvemos sair em busca de solucionar o problema que ficou insustentável e, a população precisa saber o que está acontecendo na nossa escola. Estamos buscando oferecer uma educação de qualidade ao nosso alunado. No entanto, não estamos conseguindo por falta de infraestrutura adequada. Iremos cobrar onde for preciso, até a questão ser resolvida. Como pode professores e alunos ficarem em sala de aula com tamanho calor? É questão de saúde pública, é colocar a vida dos alunos em jogo. Para tanto, estamos liberando os alunos no período da tarde, pois nem água gelada nesse período há para ao alunos beberem”, reclamou o professor Emanuel Vital.

Após cobrança escola recebe bebedouro

A manifestação do Ceti Pedro Sá já começou a colher os primeiros resultados positivos. Na tarde desta sexta-feira,29, a SEDUC fez entrega de um novo bebedouro à escola.

Fotos relacionadas

Mais de Oeiras