Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Operação cumpre 26 mandados contra membros de facções criminosas no Piauí

Foto: Darival Júnior

 Foto: Darival Júnior

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) realizou na manhã desta quinta-feira (5) a “Operação Forças Integradas” para o cumprimento de 26 mandados contra membros de facções criminosas envolvidos em vários crimes, como tráfico de drogas, roubos e homicídios no Norte do Piauí, nos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Cocal e Buriti dos Lopes. Foram presas cinco pessoas, apreendido um menor e sete pessoas seguem foragidas.

A operação teve como objetivo o cumprimento de 26 mandados judiciais, sendo 10 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão. Até o momento, três pessoas foram presas em cumprimento de mandados de prisão, um adolescente foi apreendido em cumprimento de mandado de internação, e duas pessoas foram presas em flagrante depois de serem encontradas com armas e drogas. Sete alvos dos mandados de prisão preventiva continuam foragidos.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, afirmou que as forças integradas trabalham com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade e informou que em breve Parnaíba vai receber uma Central de Inquéritos.

“Vai ser criada aqui, como foi criada em Picos, a Central de Inquéritos que vai dar um ganho de produtividade, pois hoje quando se tem uma cautelar, ela é distribuída entre os juízes. Então não há uma uniformização dos entendimentos. Quando se tem a Central, é um juiz só decidindo, então é um ganho”, apontou.

Ele disse que são vários os investimentos que estão sendo realizados na região. “A gente sabe dos problemas que nos últimos anos as demais regiões passaram, principalmente porque não estávamos preparados para a vinda dessas organizações, principalmente do Ceará. Então a repressão no Ceará foi reforçada, eles vieram para o litoral do Piauí, e nós estávamos preparados apenas para a criminalidade ordinária e não a organizada. Agora vamos investir em tecnologia, equipamentos, vamos inaugurar dia 18 o novo batalhão, já mandamos mais homens da polícia militar, tão logo termine o curso de formação da polícia civil vamos mandar mais policiais. Dia 12 vamos entregar 200 viaturas picapes e depois mais 400, dessas 600, vamos colocar boa parte para o litoral. Também vamos lançar em Teresina e Parnaíba o projeto patrulha cidadã, e ele será específico para as regiões metropolitanas, que é um policiamento comunitário”, destacou.

Matéria Original

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) realizou na manhã desta quinta-feira (5) a “Operação Forças Integradas” para o cumprimento de 26 mandados contra membros de facções criminosas envolvidos em vários crimes, como tráfico de drogas, roubos e homicídios no Norte do Piauí, nos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Cocal e Buriti dos Lopes.

São mais de 100 policiais que estão cumprindo 26 mandados judiciais, sendo 10 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão. Até o momento, a polícia ainda não informou quantas pessoas já foram presas, e às 10h será realizada uma coletiva de imprensa com atualizações sobre a operação.

“As investigações apontam a atuação dos investigados em organizações criminosas com envolvimento no tráfico de drogas, na venda de armas e munições, em roubos e homicídios praticados em contexto de facção criminosa na região litorânea do estado. Durante a ação policial, foram realizadas duas prisões em flagrante, além da apreensão de dinheiro, drogas, celulares e veículos”, informou a Polícia Federal.

A operação contou com o apoio da Delegacia de Polícia Federal em Parnaíba, Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e Batalhões de Polícia Militar de Parnaíba e Luís Correia.

“A ação policial segue um dos eixos de trabalho do Ministério da Justiça e Segurança Pública - MJSP, que é o cumprimento de ordens de prisão expedidas em desfavor de investigados e de condenados envolvidos com organizações criminosas que praticam crimes violentos”, destacou a PF.

A “Operação Forças Integradas” recebeu esse nome em alusão à integração das forças de segurança pública piauienses.

Denúncias

Para denunciar a atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes, a polícia disponibiliza na região de Parnaíba um endereço eletrônico através do site da polícia, onde é possível fazer a denúncia de forma anônima.

 

Cidadeverde

Mais de Litoral