Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Oeiras: Aluna do Farmacêutico João Carvalho ganha bolsa de iniciação científica do CNPq

Foto: reprodução ascom

 Foto: reprodução ascom

A estudante Withinney Carvalho, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Farmacêutico João Carvalho, localizado no município de Oeiras, foi contemplada com uma bolsa de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A bolsa foi conquistada por sua participação na II Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e Natureza, realizada pelo programa de Mestrado Profissional em Biologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

No evento, a aluna apresentou o projeto desenvolvido pela sua escola que traz a temática “As Plantas e Suas Histórias: das navegações até a cidade de Oeiras-PI”. Ainda em fase de desenvolvimento, o projeto foi aprovado na II Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e Natureza.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Withinney revela que o projeto tem proporcionado muitos aprendizados e será importante para abrir portas para o seu futuro. “Está sendo uma experiência incrível participar desse projeto, principalmente pelo fato de eu gostar muito da área de Biologia e ter uma grande facilidade para entender e compreender o que está sendo tratado. As pesquisas científicas que fizemos em sala de aula, desenvolvidas por mim e pelos meus colegas que estão fazendo parte do projeto, e toda a temática que foi trabalhada estão ampliando bastante o meu conhecimento e me trará grandes oportunidades no futuro, assim também como para os demais estudantes”, disse a adolescente.

Com o projeto, os estudantes são levados a conhecer e entender sobre a origem do reino vegetal e o grau de influência e relevância que as plantas exercem sobre as culturas e a preponderância que tiveram na história de formação de cada local no país. Dentre as atividades que estão sendo realizadas, estão: pesquisas através das leituras dos livros históricos da cidade, websites e livros de botânica sobre as espécies vegetais abordadas; elaboração de produções textuais sobre o tema abordado; fotografar espécies vegetais e identificar e descrever as espécies; discussão do tema em sala de aula, análise de série com a abordagem e aula-passeio ao mercado municipal e a praça central da cidade para observação e diálogo das espécies selecionadas pela equipe.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora e mestra em Biologia,  Daniele Savana, as atividades desenvolvidas têm despertado a capacidade de investigação, a oralidade e argumentação dos estudantes. “Os estudantes estão se envolvendo bastante com a proposta. Eles foram instigados a pensarem sobre a temática trazendo para discussão de forma oral e escrita seus conhecimentos prévios, atendendo desta forma a ideia principal”, afirma a professora.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca o empenho dos estudantes na busca pelo aprendizado. "Os nossos estudantes possuem grande potencial para se destacarem em todas as áreas de conhecimento que se propuserem a buscar. Sempre apoiaremos a realização de projetos como esse nas escolas que contribuem para trazer aprendizados importantes aos nossos jovens”, declarou o secretário.

Sobre o ProfBio

O mestrado profissional em Biologia propicia um espaço de encontro e intercâmbio de ideias entre as Universidades e a Educação Básica e Profissional, bem como entre professores e estudantes de escolas públicas da educação básica de todas as regiões geográficas do país. 

O programa tem por objetivo contribuir para a construção de uma cultura coletiva da importância de se produzir e divulgar recursos educacionais, conhecimentos e avanços, frutos de projetos desenvolvidos entre os atores da Educação Básica nas escolas, com orientação e parceria das Universidades.

Estudante Withinney Carvalho, do CETI Farmacêutico João Carvalho.jpg

 

ASCOM

Mais de Educação