Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Quanto tempo dura o vinho depois de ser aberto?

Apesar da crença de que o vinho melhora quando envelhece, isso não se aplica a uma garrafa que já está aberta

Foto: Liudmila Chernetska / iStock

 Foto: Liudmila Chernetska / iStock

Você, com certeza, já ouviu falar que alguém ou alguma coisa “envelheceu como vinho”, isso porque, muitos vinhos melhoram com o tempo. Ou seja, quanto mais tempo ficam guardados, mais valiosos e saborosos se tornam. Porém, a regra não se aplica quando a bebida já foi aberta. Você sabe quanto tempo dura o vinho depois de aberto? Se você é fã desta bebida, é crucial entender por quanto tempo ela manterá sua qualidade após o primeiro gole.

Quanto tempo dura o vinho depois de aberto?
Segundo o Mega Curioso, a resposta para a questão é relativamente simples: de um a sete dias. No entanto, vale ressaltar que vários fatores desempenham um papel significativo nesse processo. A oxidação é o principal vilão aqui, pois, embora um pouco de contato com o ar possa aprimorar o sabor, uma exposição excessiva pode levar à deterioração. A cor se transforma, os aromas se dissipam, e a experiência sensorial inicial pode desaparecer.

A durabilidade específica de um vinho aberto é influenciada por vários fatores, incluindo o método de armazenamento, se é tinto ou branco, se está em garrafa ou caixa, e até se é seco ou doce. Espumantes, por exemplo, perdem efervescência em apenas três dias, enquanto vinhos fortificados podem permanecer deliciosos por semanas.

A vida útil dos diferentes tipos de vinho
Um vinho tinto de qualidade é conhecido por manter seu sabor excepcional de três a cinco dias após ser aberto. Os taninos, os heróis naturais das frutas, desempenham um papel crucial nessa preservação. Quanto mais taninos, mais tempo o vinho pode durar mesmo depois de aberto.

Os vinhos brancos, por outro lado, permanecem frescos de três dias a uma semana. Estilos mais encorpados, como o Chardonnay, têm uma vida útil mais curta em comparação com os brancos e rosés mais leves. Se sua escolha começar a perder um pouco de sabor após dois dias, não se surpreenda; as mudanças não são necessariamente dramáticas.

Como manter o vinho fresco por mais tempo?
Para aqueles que apreciam uma taça de vinho ocasional ao longo da semana, considerar os vinhos em caixa pode ser a solução. Essas embalagens herméticas proporcionam uma vida útil mais longa, estendendo-se de cinco a seis semanas após o primeiro despeje. Uma opção prática e deliciosa para prolongar a alegria do vinho além do momento da abertura da garrafa.

Portanto, se você é um apreciador sem pressa, talvez seja a hora de explorar as vantagens dos vinhos em caixa. Afinal, quem não quer desfrutar de um bom vinho com a certeza de que cada gota será tão agradável quanto a primeira?

 

Terra.com

Mais de Notícia