Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

No Piauí, 147 pessoas foram resgatadas em situação análoga à escravidão até outubro deste ano

Da região Nordeste, o Piauí é o estado com maior número de trabalhadores encontrados na situação.

142 pessoas foram resgatadas em situação análoga à escravidão até outubro deste ano no Piauí — Foto: Ministério do Trabalho/Divulgação

 142 pessoas foram resgatadas em situação análoga à escravidão até outubro deste ano no Piauí — Foto: Ministério do Trabalho/Divulgação

Até outubro deste ano, 147 trabalhadores foram resgatados em situação análoga à escravidão no Piauí. O desemprego faz com que muitos piauienses busquem oportunidades de emprego em outros estados e acabem em situações degradantes.

Em 2022, foram 180 pessoas resgatadas, conforme o Ministério Público do Trabalho (MPT). O número foi o maior dos últimos 10 anos.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Neste ano, a quantidade de pessoas encontradas em situações desumanas de trabalho e moradia ainda não superou a do ano interior, mas os números e histórias assustam. Um desses casos é o de Francisco, que saiu do interior do Piauí para trabalhar no corte de cana em Goiás. A realidade do trabalho no local foi completamente diferente do que foi prometido para ele.

“Eu acabei viajando pra lá clandestinamente na perspectiva de ganhar um salário justo e benefícios para os meus filhos. A jornada de trabalho era pra ser das 7h até às 15h30, e na realidade saía 3h30 e só voltava 20h. Recebia só um pão seco no café da manhã”, relatou.

Trabalho Escravo: 142 piauienses são resgatados em situação análoga à escravidão

Francisco enfrentou o trabalho abusivo sem remuneração adequada e o contato quase inexistente com a família por quase dois meses, quando foi resgatado junto com outros trabalhadores pela Polícia Federal.

Ele é um dos quase 150 piauienses que compõem os números assustadores de pessoas resgatadas. O último levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT) apontou que do Nordeste, o Piauí é o estado com maior número de trabalhadores encontrados na situação.

Lista Suja do Trabalho Escravo

O estado também não fica atrás no índice de empregadores que submeteram pessoas a condições degradantes de trabalho. Do Nordeste, o Piauí divide o primeiro lugar com a Bahia na Lista Suja do Trabalho Escravo do MPT. Os estados caem para o quarto na lista geral.

Homens que não concluíram ensino fundamental são principais vítimas

Homens em vulnerabilidade educacional representam 95% dos trabalhadores piauienses encontrados em condições semelhantes à escravidão, segundo o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI), Edno Moura. Conforme o gestor, o estado é, sobretudo, exportador de mão de obra.

Ao g1, Edno Moura revelou que, entre os trabalhadores imigrantes, 95% são homens, 80% possuem de 20 a 45 anos e 70% são analfabetos ou não concluíram sequer o ensino fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano.

G1 Piauí

Mais de Geral