Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Missa Afro marca celebração do Dia da Consciência Negra em Oeiras

Foto: MIssa Afro é realizada em Oeiras. Foto: Emanuel Vital

 Foto: MIssa Afro é realizada em Oeiras. Foto: Emanuel Vital

Nessa segunda-feira,20, de novembro, ocorreu a Missa Afro em Oeiras. O ato litúrgico da Igreja Católica é organizado pelo Grupo de Consciência Negra Quilombo do Rosário. Há uma década, uma lei tornou a data um feriado municipal na cidade.

A missa foi celebrada pelo Padre Francisco Barbosa, Pároco da Paróquia de Santo Inácio de Loyola e pelo padre Benedito Silva de Macedo da paróquia Nossa Senhora do Rosário.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE 

Durante a celebração, elementos da cultura afro-brasileira, como o ritmo das músicas e as vestimentas com estampas étnicas, foram incorporados. No ofertório, foram apresentados ao altar alimentos típicos, como: rapadura, beiju, cuscuz, batata doce, macaxeira, banana e pipoca.

A missa Afro é uma celebração com características diferentes das celebrações tradicionais. Essa é celebrada acompanhada ao som de tambores e muita dança em ritmo e estilo africano. Uma referência aos ancestrais negros que vieram para o Brasil servir de mão de obra escrava, mais tinha a dança como um momento de alegria.

O dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro, principalmente pela morte do maior líder negro da história, Zumbi dos Palmares. Nesta data também são enfatizadas as articulações e reflexões sobre direitos, igualdade de oportunidades, liberdade e reconhecimento do povo de descendência africana.

Ao término da Missa Afro, o grupo de Capoeira Raízes do Brasil animou os presentes com uma grande aprsentação no Patamar da Igreja do Rosário.

Fotos relacionadas

Redação|Folhadeoeiras

Mais de Cidades