Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Instituto Educacional Mahatma Gandhi vence Prêmio Aura Pedagógica 2023, realizado pela Vortex Educação

O Prêmio Aura Pedagógica é um dos mais importantes eventos da Vortex Educação e conta com a participação de escolas de todo o Brasil.

Instituto Educacional Mahatma Gandhi Vence Prêmio Aura Pedagógica. Foto: Divulgação

 Instituto Educacional Mahatma Gandhi Vence Prêmio Aura Pedagógica. Foto: Divulgação

A grande final do Prêmio Aura Pedagógica 2023, realizado pela Vortex Educação, aconteceu na última quinta-feira (29/11) em Teresina e teve como maior destaque da noite o maravilhoso projeto FestGandhi de Teatro, do Instituto Educacional Mahatma Gandhi, de Oeiras (PI).

A escola de Oeiras disputava a final com outras duas escolas, ambas de capitais, Centro Educacional Ciranda do ABC, de Macapá (AP) e escola Encantado Sonho de Criança, de Salvador (BA).

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE 

O Prêmio Aura Pedagógica é um dos mais importantes eventos da Vortex Educação e conta com a participação de escolas de todo o Brasil. Neste ano de 2023, “Práticas de leitura: criatividade e protagonismo do aprendente” foi o tema. E, sobre ele, o Instituto Educacional Mahatma Gandhi concorreu com o Projeto FestGandhi de Teatro, apresentado de forma brilhante pelo professor de Literatura e Arte, Edilberto Vilanova, que se consagrou, através da escolha dos jurados, como o grande campeão dessa edição.

Professor Edilberto Vilanova é premiado com o Aura Pedagógica 2023. Foto: Divulgação

O projeto vencedor deu visibilidade para a importância das artes e da literatura na formação integral das pessoas. Ou seja, não se visou apenas a formação de bons estudantes, mas também de cidadãos. Foi com essa premissa que o professor Edilberto Vilanova deu vida ao FestGandhi de Teatro. Iniciativa essa que teve por base adaptações de obras dos renomados autores brasileiros Maria Clara Machado e Dias Gomes. Os estudantes ficaram responsáveis por todas as etapas de produção de cada uma das peças. E, por meio das atividades vivenciadas em cada núcleo, puderam desenvolver parâmetros como autonomia, senso de trabalho em equipe, empatia, liderança, dotes artísticos (que muitos dos participantes nem sabiam que possuíam) e muito mais!

Levando em conta a repercussão tão grande e positiva acerca do evento, os ótimos feedbacks dados pelos alunos e, claro, a coroação da iniciativa com o 1º lugar no Prêmio Aura Pedagógica 2023, o sentimento do protagonista desse contexto não poderia mesmo ser diferente: “estou me sentindo muito honrado, muito feliz, é uma emoção muito grande. Principalmente pelo poder de transformação que um projeto desse pode gerar, pelo incentivo às práticas pedagógicas inovadoras, à continuidade de projetos de vida, ao incentivo à leitura e, sobretudo, à transformação de vidas”, afirma o professor de Arte e Literatura, ganhador do Prêmio Aura Pedagógica 2023, Edilberto Vilanova.

Segundo a diretora pedagógica da instituição, Josiana Costa, “o troféu do Aura Pedagógica é mais do que um objeto, é a materialização do compromisso com a inovação e o protagonismo dos alunos na educação de Oeiras e região e do trabalho de excelência e qualidade desenvolvido pela escola.

Estiveram, também, no evento de premiação o diretor administrativo do mahatma Gandhi, Cristino Freydnni, e a diretora pedagógica Lylian Farias.

 

Redação|Folhadeoeiras

Mais de Cidades