Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Professores da Uespi deflagram greve por tempo indeterminado nesta terça (2)

As aulas do semestre 2023.2 têm início na próxima segunda-feira, dia 8 de janeiro.

 

Os professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) deflagraram greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (2). De acordo com a Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp), a categoria reivindica reajuste salarial e a retirada do Projeto de Lei 09/2023, que altera o Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração do Magistério Superior.

A principal mudança proposta pela PL está relacionada à carga horária dos professores da instituição. Atualmente, o docente, que trabalha 40 horas semanais, deve cumprir o tempo mínimo de 8 horas na sala de aula. Com a aprovação do PL, a carga horária mínima dentro da sala de aula seria dobrada para 16h. 

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE 

Segundo os professores, isso inviabiliza a realização de projetos de pesquisa e extensão. “O projeto de lei amplia a jornada de trabalho do quadro docente, precarizando as condições de trabalho e neutralizando a identidade da Universidade que, de acordo com a Constituição Federal e Estadual do Piauí, se realiza-se na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, disse a Adcesp.

Ainda conforme a categoria, os professores estão sem aumento real dos salários há anos, uma defasagem salarial que já ultrapassa 68%. 

Embora a realização da greve tenha sido considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça, a categoria decidiu prosseguir com o movimento grevista. A partir de hoje, todas as atividades docentes estão suspensas. O inicio das aulas do semestre 2023.2 estão marcadas para a próxima segunda-feira, dia 8 de janeiro. 

O dia

Mais de Educação