Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

OAB Piauí e Subseção de Oeiras inauguram estátua em homenagem à Esperança Garcia

Esperança Garcia viveu no século 18 e foi reconhecida como Advogada pelo CFOAB em 2022, após solicitação da Seccional piauense.

Foto: Divulgação /OAB Piauí

 Foto: Divulgação /OAB Piauí

A OAB Piauí e a Subseção de Oeiras inauguraram, nesta terça (23/01), a primeira estátua em homenagem à Esperança Garcia no Brasil. Considerada a primeira Advogada brasileira, Esperança Garcia viveu no século 18 e foi reconhecida como Advogada pelo CFOAB em 2022, após solicitação da Seccional piauense.

Originária de Oeiras, Piauí, Esperança desafiou as normas de sua época ao redigir uma carta ao governador da província em busca de seus direitos. Essa carta tornou-se um marco, sendo reconhecida como a primeira petição escrita por uma mulher no país.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

“Esperança Garcia permanecerá como um farol inspirador, lembrando-nos da importância de desafiar as adversidades em busca de um mundo mais justo. Que esta estátua seja um testemunho duradouro da força da esperança e do poder transformador de indivíduos que se atrevem a ser pioneiros em sua busca por equidade”, destaca Daniela Freitas, vice-presidente da OAB-PI, durante a solenidade.

A imponente estátua inaugurada no Fórum da Comarca de Oeiras é mais do que um tributo físico; é um símbolo da resiliência e determinação que permearam a vida de Esperança. A inauguração é um ato de reconhecimento e uma celebração da coragem que transcende gerações.

"Esperança Garcia, através de sua carta, não apenas buscou justiça para si e sua família, mas também deixou um legado de luta e esperança para as gerações futuras. Sua atitude desafiadora e sua busca por dignidade e liberdade são inspiradoras e representam uma contribuição significativa para a história das mulheres no Brasil", destacou Arlete Sepúlvida.

“Esperança Garcia sentiu que tinha uma missão e não exitou em fazê-la. Apesar das dificuldades, lutou como pode contra o sistema opressor e fez história. Hoje, a temos reconhecida pelo CFOAB como primeira Advogada do Brasil. Motivo de muito orgulho para nós piauienses e oeirenses. Gostaria de agradecer a toda OAB Piauí pelo apoio para que pudéssemos ter hoje essa estátua em homenagem à Esperança Garcia na nossa cidade”, destacou o Presidente da OAB Simões, Advogado Fidelman Fontes.

Participaram da solenidade: o Governador do Piauí, Rafael Fonteles; Senador do Piauí, Marcelo Castro; a vice-presidente da CAAPI, Dalva Fernandes; o Presidente da Subseção de Oeiras, Fidelman Fontes; entre outras autoridades que representavam os Poderes Estadual e Municipal e ONGs de Oeiras.

História de Esperança Garcia 

Em 1770, Esperança Garcia escreveu uma carta endereçada ao governador da capitania do Piauí, na qual ela denunciava as situações de violência que ela, as companheiras e seus filhos sofriam na fazenda de Algodões, região próxima a Oeiras. O documento histórico é uma das primeiras cartas de direito que se tem notícia.

Esperança Garcia possivelmente aprendeu a ler e escrever português com os padres jesuítas catequizadores. Após a expulsão dos jesuítas do Brasil, pelo marquês de Pombal e a passagem da fazenda para outros senhores de escravos, ela foi transferida para terras do capitão Antônio Vieira de Couto. Longe do marido e dos filhos maiores, usou a escrita como forma de luta para reivindicar uma vida com dignidade.

Fotos relacionadas

Redação|Folhadeoeiras

Mais de Oeiras