Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Estes 5 alimentos ajudam a prevenir o câncer. Quais você consome?

Uma boa alimentação é uma aliada na prevenção de diversas doenças

Uma alimentação deve ser colorida e rica em nutrientes | Reprodução/Internet

 Uma alimentação deve ser colorida e rica em nutrientes | Reprodução/Internet

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o Brasil deve registrar, até 2025, até 704 mil novos casos da doença. Diante disso, é importante ressaltar a importância de bons hábitos para a prevenção, principalmente no que se refere à alimentação. A nutricionista clínica e funcional Gisela Savioli afirma que existem alguns alimentos que são fundamentais para incluir na alimentação.

“A verdade é que a alimentação anticâncer é uma alimentação anti-inflamatória. Isto é, a mais natural possível, sem agrotóxicos, preferencialmente sazonal, com riqueza e variedade de nutrientes, antioxidantes, e compostos bioativos. Isso vale para qualquer estágio: prevenção, tratamento e combate de doenças crônicas”, pontua Gisela. 

O médico Dr. Christian Aguiar lembra que não existe uma garantia absoluta de que o consumo desses alimentos possa prevenir o câncer. No entanto, vários estudos sugerem que uma alimentação à base de certos alimentos pode diminuir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer. “Esses alimentos geralmente são ricos em antioxidantes, vitaminas, minerais e fitoquímicos que podem ter propriedades anticancerígenas. Portanto, incorporá-los em sua dieta pode ajudar a promover a saúde e reduzir o risco de desenvolver câncer”, explica o médico.

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Couve. Gisela afirma que esse vegetal é rico em componentes nutricionais. Ele é fonte de magnésio, que é ela classifica como o maestro do organismo às refeições; vitamina C; betacaroteno; Indol 3-carbinol, que é conhecido por ajudar a evitar a proliferação de células cancerígenas. Não à toa, os oncologistas costumam dizer que as células cancerígenas odeiam couve. 

Brócolis. É um vegetal rico em vitaminas A, C, E e K e uma ótima fonte de ferro, potássio, cálcio e fósforo. No entanto é preciso saber como preservar as propriedades deste alimento. “O brócolis precisa ser cozido no vapor, por dois minutos no máximo, preservando sua crocância. A dica é mastigá-lo 30 vezes antes de engolir”, explica Gisela.

Alho. O alho contém compostos antioxidantes, como alicina, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres nas células. Isso pode ajudar a prevenir danos ao DNA, que é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer. Além disso, ele possui propriedades anti inflamatórias, que podem ajudar a reduzir a inflamação crônica, que tem sido associada ao desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Os outros dois alimentos da lista dos cinco são a couve de bruxelas, que é rica em antioxidantes, como enxofre e magnésio, que ajudam o fígado a fazer o detox das substâncias que adoecem e inflamam o nosso organismo, e o gengibre, também rico em antioxidantes. “Não é exagero dizer que a cada garfada nós contribuímos para o nosso destino. É o fator que mais interfere na prevenção de doenças ou no aceleramento de quadros crônicos. E na cozinha temos uma farmácia natural, à nossa disposição, Quanto mais colorida a refeição, mais protetora ela é”, orienta Gisela.

Mais de Saúde