Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Atraso em prestação de contas leva TCE-PI a pedir bloqueio de contas de 26 prefeituras

As prefeituras de Bom Princípio do Piauí e de São Gonçalo do Piauí continuam bloqueadas.

Tribunal de Contas do Estado - TCE

 Tribunal de Contas do Estado - TCE

atraso na prestação de contas de 34 gestores municipais provocou o pedido do bloqueio das contas de prefeituras e câmara municipais no Piauí no mês de fevereiro, segundo o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Ao todo, foram 26 prefeituras e oito câmaras municipais que ficaram inadimplentes.

A Diretoria de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas (DFContas), com auxílio da Divisão de Fiscalização de Previdência Pública (DFPessoal), explicou que o pedido foi em razão da inadimplência destas entidades quanto ao envio de suas prestações de contas ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) referente ao período de janeiro a dezembro de 2023.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Com o pedido, os processos foram distribuídos aos relatores que, ao verificar que a inadimplência permanecia, determinaram o bloqueio das contas das inadimplentes. Um levantamento da corte de contas aponta que a maioria dos gestores já regularizou sua situação com o envio das prestações de contas. As prefeituras de Bom Princípio do Piauí e de São Gonçalo do Piauí continuam bloqueadas.

“A iniciativa é consequência do acompanhamento contínuo do envio de documentação ao TCE, tais como extratos bancários, demonstrativos da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, informações contábeis, folhas de pagamento, comprovantes de recolhimento de contribuições aos Regimes Próprios de Previdência, entre outras”, disse o TCE.

Municípios sem catadores de lixo

No Piauí, um levantamento divulgado na terça-feira (12) pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aponta que, dos 224 municípios piauienses, 123 não contam com o serviço diário de catadores de materiais recicláveis. Ao todo, há aproximadamente 994 profissionais em todo o estado.

Os resultados revelaram que as microrregiões Entre Rios e Cocais concentram o maior contingente de catadores, com Teresina liderando o ranking, seguida por Piripiri, Pedro II, Picos, Parnaíba, José de Freitas, Batalha, União, Esperantina e Simplício Mendes. 

 

Com informações do TCE Piauí

Mais de Notícia