Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Estes são os maiores vilões da pressão alta, segundo especialistas

A hipertensão, ou pressão arterial elevada, é uma condição prevalente que pode acarretar graves consequências a longo prazo

A pressão alta eleva o risco de a pessoa desenvolver doenças cardiovasculares | Reprodução/Internet

 A pressão alta eleva o risco de a pessoa desenvolver doenças cardiovasculares | Reprodução/Internet

A hipertensão, ou pressão arterial elevada, é uma condição prevalente que pode acarretar graves consequências a longo prazo, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames cerebrais. No entanto, pequenas alterações na dieta e nos hábitos diários podem ter um impacto considerável na redução da pressão arterial.

MENOS SAL. Especialistas do Heart Research Institute do Reino Unido alertam que o consumo excessivo de sal e alimentos ricos em sódio é um dos principais contribuintes para a hipertensão. O sal induz a retenção de água no corpo, gerando pressão adicional nas paredes dos vasos sanguíneos e, consequentemente, elevando a pressão arterial.

 

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

PROCESSADOS. Alimentos como carnes processadas e defumadas, como bacon, salsichas e presunto, estão entre os piores culpados, sendo ricos em sódio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) adultos saudáveis não devem ultrapassar cinco gramas de sal por dia. Para reduzir a ingestão de sódio, a melhor abordagem é utilizar menos sal ou substituí-lo por especiarias e ervas aromáticas. 

DE OLHO NOS RÓTULOS. É fundamental verificar os rótulos e etiquetas dos alimentos para identificar as opções com baixo teor de sódio. Portanto, adotar uma dieta saudável e equilibrada pode contribuir significativamente para o controle da pressão arterial, diminuindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares.

Risco de outros problemas

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Essa condição, quando não controlada, faz aumentar o risco de aparecerem outras doenças graves e muitas vezes irreversíveis, como infarto, AVC e insuficiência renal. A pressão alta é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde pública.

Esse problema atinge cerca de 25% dos adultos e 50% das pessoas com idade acima dos 60 anos. No entanto, a hipertensão não acontece apenas entre pessoas hipertensas, afinal, picos de estresse em qualquer pessoa que não sofre com o problema, podem levar a picos de pressão que também colocam em risco a saúde dos rins, do cérebro e do coração.

Mais de Saúde