Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

INSS faz alerta de golpes após polêmica com influenciadores sobre salário-maternidade

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou nota alertando sobre possibilidades de golpes.

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

 Foto: Arquivo Cidadeverde.com

As publicações de influenciadores geraram polêmica na internet após divulgarem empresas que prometem facilitar a obtenção do salário-maternidade. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou nota alertando sobre possibilidades de golpes. 

O INSS comunicou que já  acionou a Procuradoria Federal Especializada, vinculada à Advocacia-Geral da União (AGU), para que "tome as providências que julgar necessárias".

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

O Instituto alerta para o fato de que a solicitação pode ser feita gratuitamente pelas plataformas oficiais. No comunicado, o governo federal faz um apelo para que os usuários fiquem muito atentos "para não cair em golpes", acrescentando que "a única forma legal e correta de se pedir o benefício é pelo Meu INSS".

"Sites e redes sociais que oferecem facilidades e mesmo se apresentam como canais para conseguir o salário-maternidade não são canais oficiais e devem ser vistos com desconfiança, pois podem representar risco à segurança de dados do cidadão. O INSS não utiliza intermediários para a concessão deste benefício e nem cobra multas ou valores adiantados para que o salário-maternidade seja liberado", diz o instituto.

O  salário-maternidade é oferecido a trabalhadoras que deram à luz ou adotaram uma filha ou filho, desde que tenham feito ao menos 10 contribuições à Previdência antes da gravidez ou do processo de adoção. 

Os ex-BBBs Viih Tube e Eliezer foram personalidades que compartilharam conteúdo pago indicando a contratação de uma assessoria que ajudaria mães a conseguir o auxílio. A assessoria indicada pelos famosos pede um valor para "auxiliar" na liberação da licença-maternidade.

Como solicitar o salário-maternidade (100% gratuito)

Entre no Meu INSS;
Clique no botão “Novo Pedido”;
Digite “salário-maternidade urbano” ou “salário-maternidade rural;
Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
O pedido será analisado e, para acompanhar o andamento, o interessado ou a interessada podem acessar o Meu INSS (aplicativo ou site) ou ligar para o telefone 135.

 

Fonte: Cidadeverde

Mais de Notícia