Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Na escuridão da noite, homens iluminam Oeiras na Procissão do Fogaréu

Na homilia o padre Paulo Henrique refletiu sobre o perdão.

Foto: Emanuel Vital

 Foto: Emanuel Vital

Procissão do Fogaréu atraiu milhares de pessoas à cidade de Oeiras na noite desta quinta-feira (28). Segundo a igreja católica, a tradição é feita a quase 200 anos. Realizada apenas por homens, o cortejo reuniu fiéis de diversas cidades piauienses e até de outros estados que empunham os mais variados tipos de velas para acompanhar o ato litúrgico.

A Procissão de Fogaréu é uma manifestação religiosa popular católica praticada, na qual os fiéis percorrem cerca de quatro quilômetros pelas ruas históricas da cidade portando lamparinas artesanais e dramatizando a perseguição de Cristo pelos soldados romanos.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Por volta das 21h, após a iluminação pública da cidade ser desligada uma grande comitiva luminosa saiu da Catedral de Nossa Senhora da Vitória, com penitentes cantando hinos de louvor ao som da matraca por ruas e becos do centro histórico da cidade.

Em retorno ao adro da catedral, os romeiros assistiram ao sermão do fogaréu proferido pelo padre Paulo Henrique. Na homilia o padre refletiu sobre o perdão. "Peça hoje perdão ao Senhor, se alguma vez você pensou que sinônimo de ser homem é ter a boca suja de palavrões. Se alguma vez entendeu que ser homem é cuspir no chão, depreciar ou violentar a imagem da mulher. Você não é homem pela capacidade de alimentar duas ou três famílias simultaneamente. Mas é homem pelo dom da razão, pelo caráter recebido, e pelos valores que você tem. Sejamos luzeiro de esperança, sejamos hoje homens tementes ao Senhor", destacou o sacerdote.

Fotos relacionadas

Mais de Oeiras