Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Pesquisa sobre a situação da Doença de Chagas é realizada na zona rural de Colônia do Piauí

Foto: Divulgação

 Foto: Divulgação

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí estiveram no município de Colônia do Piauí realizando um estudo sobre a situação epidemiológica da Doença de Chagas no Município de Colônia do Piauí.

A pesquisa é coordenada pelo professor, Dr. Vagner José Mendonça e realizada pela mestranda Maricélia de Aquino Santana e aconteceu nas comunidades rurais: Oitis, Angical, Mourões, Morais e Estreito.

O estudo contou com a parceria do município intermediado pela Secretária Municipal de Saúde Celana Camarço e profissionais de saúde como os agentes de Endemias (Raimundo e Dery), da técnica de enfermagem (Adriana) e do Agente Comunitário de Saúde (Paulo).

O objetivo da análise é caracterizar os aspectos epidemiológicos relacionados à doença de Chagas nas áreas rurais de Colônia do Piauí. A pesquisa pretende diagnosticar a população rural para identificar pacientes crônicos da doença, e também diagnosticar a cepa da Doença de Chagas presente nas comunidades. 

Durante o estudo, os pesquisadores realizaram coleta de amostra sorológica da população e busca ativa do barbeiros, inseto vetor da doença. Na oportunidade foram visitadas 51 residências. Em 26% das moradias visitadas foi registrada a presença do barbeiro vetor da Doença.

Benefícios da pesquisa

 Os resultados obtidos através da pesquisa possibilitarão a gestão municipal de Colônia do Piauí traçar plano de ação para serem executados e promover a intervenção necessária ao acompanhamento dos possíveis diagnósticos positivos como também auxiliar no controle e prevenção dos vetores causadores da enfermidade.

Doença de Chagas

É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas.

 

Redação|Folhadeoeiras

Emanuel Vital

Mais de Cidades