Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Ceti Farmacêutico João Carvalho completa 56 anos e torna-se totalmente integral em 2022

Ceti Farmacêutico João Carvalho em Oeiras. Foto: divulgação

 Ceti Farmacêutico João Carvalho em Oeiras. Foto: divulgação

Com uma longa história na educação pública do município de Oeiras, o Ceti Farmacêutico João Carvalho que atualmente oferta a modalidade de Ensino Médio nos turnos manhã e tarde e EJA (Educação de Jovens e Adultos) no turno noite, completa este ano 56 anos de existência.

Fundada em março de 1966, esta instituição de ensino já protagonizou várias fases de uma educação de qualidade sempre voltada para o bem-estar dos seus estudantes e servidores, como ofertar um ensino-aprendizagem de excelência, procurando preparar o estudante para ser um cidadão atuante na sociedade.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Desde o ano de 2020, a escola vem passando pelo processo de implementação do Ensino Médio Integral. A partir de uma forma gradativa teve a implantação de forma integral para os alunos da 1ª série em 2020 e em 2021 foram integralizadas as turmas de 2ª séries. Para o ano de 2022 serão contempladas também, as turmas de 3ª séries e implementação do novo currículo do Ensino Médio. Sendo assim, todas as turmas alocadas durante o turno diurno funcionarão de forma integral. Modalidade de ensino esta que possibilita à escola a obtenção de maiores recursos a serem destinados para proporcionar melhores condições e promover uma educação cada vez mais eficiente. Assim como possibilita à escola promover uma educação com uma metodologia que busca desenvolver o estudante em diversos aspectos.  A escola tem o papel de propiciar um processo de ensino e aprendizagem visando não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o social, o físico e o afetivo do estudante e de todos os atores envolvidos na educação.

O CETI Farmacêutico João Carvalho tem oferecido o máximo de recursos para que os professores tenham um total suporte e condições de trabalho relacionados a obtenção de aparelhagens de mídia multifuncional, coletânea de livros, instalação de redes de internet distribuídas em toda a escola. Assim como durante todo o ano de 2021 foram realizadas várias formações para implementação do novo Ensino Médio. Uma delas foi realizada através do programa PROTEDU (protagonismo na educação) onde foi realizada formação especializada voltada para os profissionais de educação com base na Proposta de flexibilização Curricular.

 

I  

Imagem: Professores participantes do Plano de Formação Curricular

Foram vários momentos de grande interação e socialização de aprendizagem onde muitos temas foram abordados como: Aspectos gerais da Base Nacional Comum; Desafios para o novo currículo para o Ensino Médio; Itinerários formativos para o Ensino médio. Além destes temas outros foram amplamente contemplados e discutidos: a BNCC e o Novo Ensino Médio; Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida.

Imagem: Formação online síncrona

“Além dos encontros com os professores, as formações foram voltadas também para os estudantes e toda a comunidade escolar. Os encontros promoveram diálogos, reflexões que resultaram na elaboração de vários projetos a serem executados no decorrer do ano letivo. Já temos um leque de projetos elaborados prontos para serem colocados em prática no ano de 2022”, informou o coordenador pedagógico Francimar Lustosa.

Neste ano de 2021 mesmo trabalhando na modalidade remota e híbrida, conseguimos desenvolver um trabalho de excelência buscando atingir nosso alunado de várias formas, através da disponibilização de material impresso na escola para alunos sem acesso, a entrega de kits alimentação custeados através do plano de merenda na escola, onde cada estudante recebeu durante o ano 8º kits alimentares em substituição à merenda escolar que seria oferecida no ambiente escolar. Bem como os estudantes foram comtemplados com os kits de material escolar de uso diário e outros incentivos de premiação pelo bom desempenho das atividades escolares.

Kit alimentação e Chips 

Kit Material escolar

Outra ação da escola em parceria com a secretaria de educação do estado foi a doação de 200 chips telefônicos para facilitar o acesso digital dos alunos e conectá-los à escola.

Visando ainda o melhor desempenho dos estudantes foram ofertados através da SEDUC 32 tablets educacionais.

Imagem: Estudantes contemplados com Tablet’s.

A escola vem passando também por várias melhorias na sua estrutura física para garantir à toda comunidade escolar maior conforto e um espaço adequado, agradável e propício ao desenvolvimento de uma aprendizagem em múltiplas competências.

A base da educação integral é o diálogo entre educador e educando, para fomentar o interesse e participação desses estudantes em relação ao processo de construção de conhecimento. “Devemos valorizar o ensino e reconhecer as necessidades do estudante, isto é uma forma de propiciar que eles se engajem cada vez mais a buscarem aprender coisas novas e aplicarem os conceitos conversados durante as aulas ou atividades relacionadas à educação”, enfatizou a gestora da escola Daniele Savana da Silva Nascimento.

Além do Ensino Médio em tempo integral, a escola passará a ofertar no ano de 2022 turmas de VI e VII etapas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). “Nossa escola tem uma localização central na cidade o que nos possibilita receber estudantes oriundos de todos os bairros da cidade. A EJA é uma modalidade de ensino que contempla principalmente o público que por várias razões precisa estudar à noite, e sendo agora Técnico Profissionalizante passa a ser uma porta para o mercado de trabalho”, finalizou a coordenadora pedagógica do turno noite Maria Helena Sousa.

 

Edição|Folhadeoeiras

Emanuel Vital

Mais de Oeiras