Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Em Oeiras, Procissão do Fogaréu atrai milhares de fiéis após dois anos suspensa pela pandemia

Celebração representa os últimos momentos da vida de Jesus Cristo até sua prisão e crucificação.

Procissão do Fogaréu em Oeiras. Foto: Mateus Vital

 Procissão do Fogaréu em Oeiras. Foto: Mateus Vital

A Procissão do Fogaréu atraiu milhares de pessoas à cidade de Oeiras na noite desta quinta-feira (14). A tradição, que é feita a quase 200 anos, ficou suspensa por dois anos devido à pandemia do coronavírus.

O cortejo reuniu fiéis de diversas cidades piauienses e até de outros estados que empunham os mais variados tipos de velas para acompanhar o ato litúrgico.

Por volta das 21h, após a iluminação pública da cidade foi desligada uma grande comitiva luminosa feita somente por homens saiu da Catedral de Nossa Senhora da Vitória, com penitentes cantando hinos de louvor ao som da matraca pelo ruas pelo centro histórico da cidade.

A Procissão de Fogaréu é uma manifestação religiosa popular católica praticada, na qual os fiéis percorrem cerca de quatro quilômetros pelas ruas históricas da cidade portando lamparinas artesanais e dramatizando a perseguição de Cristo pelos soldados romanos.

Em retorno ao adro da catedral, os romeiros assistiram ao sermão do fogaréu proferido pelo padre Anchieta Arraes do clero da Diocese de São Raimundo Nonato.

Segundo a paróquia de Nossa Senhora da Vitória, a procissão tem mais de 200 anos e faz parte do projeto da programação da Semana Santa da cidade conhecida como a capital religiosa do Piauí. 

Além da Procissão do Fogaréu, a programação da Semana Santa em Oeiras segue com as procissões do Senhor Morto, na Sexta-Feira da Paixão, e a do Senhor Ressuscitado, no Domingo da Ressurreição.

Fotos relacionadas

Redação|Folhadeoeiras

Mais de Oeiras