Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Franzé Silva é o primeiro negro a assumir a presidência da Alepi

A eleição, que aconteceu nesta quarta-feira (1°), foi marcada pela fala de Franzé, que destacou a própria ancestralidade

Franzé Silva. Crédito: Reprodução/Divulgação.

 Franzé Silva. Crédito: Reprodução/Divulgação.

O Piauí, que tem metade da população preta ou parda de acordo com o IBGE, experimenta a representatividade. Após a primeira mulher negra, Regina Sousa (PT), assumir o Governo do Estado do Piauí, agora é a vez do deputado estadual Franzé Silva (PT), que será o primeiro parlamentar negro a assumir a cadeira da presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) de forma efetiva.

Em entrevista ao MeioNorte.Com, Franzé destaca a importância desse marco para a história da Alepi. 

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

"Ser o primeiro negro a chefiar o Poder Legislativo do Piauí é, também, uma conquista para todo o povo negro piauiense, dentro de uma necessidade de reparação histórica que deve ser feita e pela qual temos que vigiar, lutar, cobrar. O Parlamento é a Casa da voz do povo e o povo é plural, é diverso. Nosso mandato tem como umas das bandeiras a defesa e proteção da população negra e, agora como presidente, essa bandeira será uma bandeira mais forte no Legislativo", conta.

Eleição

Franzé foi eleito, por 30 votos, como o novo presidente da Alepi no primeiro biênio, que vai de fevereiro de 2023 a fevereiro de 2025, da 20ª Legislatura. 

A eleição, que aconteceu nesta quarta-feira (1°), foi marcada pela fala de Franzé, que destacou ser "o primeiro negro a presidir a Casa", disse.  

"Com muito alegria e gratidão, recebo o voto de confiança dos colegas deputados e deputadas. Ser presidente do Poder Legislativo exige total responsabilidade, equilíbrio, disposição para dialógo e nossa tônica será a harmonia fundamental para avançarmos nas pautas de interesse do nosso povo", acrescentou Franzé. Quem é Franzé Silva?

Francisco José Alves da Silva, o Franzé Silva, nasceu em Buriti dos Lopes, no dia 19 de dezembro de 1966. É filho de Manoel Damião dos Santos e Joana Alves da Silva. Seu pai era agricultor e sua mãe lavadeira e zeladora. Casado com Mayra Araujo e pai de Letícia, Ítalo, Catarina, Guilherme, Miguel e Mateus. 

É formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Filiado ao Partido ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde a sua fundação, disputou pela primeira vez o cargo de deputado estadual pelo Piauí em 2018, sendo eleito com 31.526 votos. 

Nas eleições gerais de 2022, Franzé Silva foi reeleito deputado estadual, com 33.090 votos, aumentando, portanto, sua votação, em relação a 2018. 

No dia 31 de dezembro de 2022, foi aclamado pela Mesa Diretora, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) - substituindo Themistocles Filho (MDB), que renunciou ao mandato parlamentar para assumir como vice-governador do Estado. No dia 1º de janeiro de 2023, já como presidente, portanto, Franzé deu posse ao novo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e ao vice Themistocles. 

Franzé iniciou a vida profissional como Menor Aprendiz. É católico e atuou na Pastoral da Juventude do Meio Popular. Assessorou a então vereadora Francisca Trindade (PT) e desempenhou papel de técnico de parlamentares do PT e de sindicatos, analisando dados e subsidiando discussões. 

Trabalhou como contador, foi diretor do Jornal da Manhã, sendo aprovado no concurso para auditor fiscal da Prefeitura de Teresina, em 1992, e auditor fiscal do Estado da Paraíba, em 1994. Optou por morar em Teresina, para ficar próximo da família. 

Em 2003, assumiu a Diretoria Administrativa e Financeira da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc-PI). Naquele mesmo ano, participou da Comissão que criou a Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE-PI). Foi superintendente de Despesas da Secretaria da Fazenda do Piauí (2004 a 2009); secretário da Fazenda do Piauí (de dezembro de 2010 a abril de 2011); e secretário de Estado da Administração e Previdência do Piauí (de janeiro de 2015 a março de 2018).

Meionorte.com

Mais de Política