Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

MP instaura procedimento para investigar violência contra comunidades tradicionais no Piauí

A Promotoria Regional Agrária e Fundiária do Ministério Público do Piauí (MPPI) informou nessa última sexta-feira (03)

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

 Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A Promotoria Regional Agrária e Fundiária do Ministério Público do Piauí (MPPI) informou nessa última sexta-feira (03), que instaurou um procedimento preparatório para investigar atos ilícitos de desmatamentos, grilagem e violência contra comunidades tradicionais nas regiões de Gilbués, Santa Filomena e Dom Expedito Lopes. 

Segundo o promotor de Justiça, Márcio Carcará, foram noticiadas ilegalidades contra essas populações que estão em processo de titulação pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi), nas localidades Brejo do Miguel, Barra Lagoa Xupé, Fazenda Cajubá, Vão do Vico, Buriti Grande e Melancias.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Com isso, o Ministério Público relatou que solicitou que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) informe se há licenças ambientais concedidas nessas localidades, com indicação da pessoa física ou jurídica para as quais tiverem sido atribuídas.

O MPPI pediu também que o Interpi comunique sobre os processos de titulação (regularização fundiária) dos territórios dos povos e comunidades tradicionais, indicando em quais localidades os processos foram iniciados, bem como se já houve consulta prévia à comunidade acerca do interesse na titulação coletiva e da autodeclaração como comunidade tradicional.

Além disso, o Ministério Público solicitou que o Instituto elabore um estudo antropológico da comunidade.

O portal Cidadeverde.com entrou em contato com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) e Instituto de Terras do Piauí (Interpi), mas até o momento não obteve retorno das solicitações. O espaço fica aberto para esclarecimentos. 

Cidadeverde.com

Mais de Geral