Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Previsão é de mais chuvas intensas no Piauí; rios seguem em cota de alerta

O alerta segue até terça-feira (4) quando será emitido um novo boletim.

Foto: Inmet

 Foto: Inmet

Piauí tem alerta de chuva para os 224 municípios, segundo boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)  dessa segunda-feira (3). O alerta segue até terça-feira (4) quando será emitido um novo boletim.

Segundo instituto, 68 municípios estão em alerta laranja  na região Centro-Norte e Norte do estado, com previsão de chuva entre 30 até 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Os demais municípios estão em alerta amarelo com previsão de chuva entre 20 até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 a 60 km/h. 

Segundo o Inmet, até o dia 10 de abril, a previsão é de chuvas intensas em grande parte da faixa norte da região, com volumes que podem ultrapassar 80 mm no nordeste do Maranhão, norte do Piauí, noroeste do Ceará e na divisa entre os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. 

Em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva devem ficar entre 20 e 80 mm. Nas áreas centrais e do norte da Bahia, sul de Pernambuco e do Piauí, o tempo permanecerá seco.  

Foto: Inmet

Alerta dos rios 

Piauí tem três rios em cota de alerta, segundo  boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). São eles os rios Longá, em Esperantina, Marathaoan, em Barras, e Parnaíba, em Luzilândia.

"O rio Longá na cidade de Esperantina saiu da cota de inundação e está, no momento, juntamente com os rios Marathaoan, em Barras, e Parnaíba, em Luzilândia, em cota de alerta. Dessa forma, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas caso necessário", informou o CPRM.

O rio Longá, em Esperantina,  que durante o final de semana estava na cota de inundação, agora está em cota de alerta, apenas 6 cm abaixo cota de inundação e tem cota atual de 7,34 m, com previsão de pequena redução do nível chegando a valores em torno de 7,33 m, continuando em situação de alerta.

Já o rio Parnaíba, em Luzilândia, também segue em situação de alerta, e está atualmente com 5,25 m, devendo reduzir nas próximas e ficar com valores em torno de 5,21 m, ficando 49 cm abaixo da cota de inundação.

Na cidade de Barras o nível do rio Marathaoan nesse momento é de 4,11 m e deve sofrer redução nas próximas horas, caso não ocorram precipitações significativas, e o nível deve ficar em 4,07 m, continuando em cota de alerta com 13 cm abaixo da cota de inundação.

Os demais rios seguem em situação de normalidade. Em Floriano,  o nível atual do rio Parnaíba é de 2,89 m, sendo prevista elevação do nível nas próximas horas para valores em torno de 3,15 m, continuando em situação de normalidade.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,54 m, sendo previsto que nível se estabilize nas próximas 8 h e se mantenha nesse número, continuando em situação de normalidade.

 

Cidadeverde.com

Mais de Geral