Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Mais de 140 mil contribuintes já declararam Imposto de Renda no Piauí em 2023

No Piauí, mais de 140 mil contribuintes já declararam o Imposto de Renda do ano de 2023. O prazo segue até o dia 31 de maio.

Foto: Rebeca Lima/Cidadeverde.com

 Foto: Rebeca Lima/Cidadeverde.com

No Piauí, mais de 140 mil contribuintes já declararam o Imposto de Renda do ano de 2023. O prazo segue até o dia 31 de maio.

Já em todo o Brasil, a Receita Federal espera receber quase 40 milhões de declarações dentro do período estipulado. Com o aumento do prazo para final do mês de maio, o número de declarações este ano não deverá ter uma alteração significativa ao ser comparado com o ano passado.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Uma das novidades do Imposto de Renda neste ano é a declaração pré-preenchida já na abertura do período de entrega do documento, que fica disponível de forma digital. O recurso deve alcançar pelo menos 25% dos contribuintes.

“Uma das maiores dificuldades que os contribuintes tinham eram juntar toda a documentação para levar até um profissional contábil. Com a declaração pré-preenchida, vem todas as informações, inclusive bancárias, de rendimentos, isento, isso já vem contida na declaração, facilitando a vida do contribuinte”, explicou a contadora Erlane Peres.

Ainda segundo Erlane Peres, outras mudanças em 2023 são a restituição por Pix e a isenção para investimento em bolsa de valores.

“Uma das principais mudanças que aconteceu esse ano foi a restituição por Pix, lembrando que esse Pix tem que ser o CPF do contribuinte, outra mudança foi a elasticidade do tempo em que a gente encerrava sempre no final de abril e agora se estendeu até o último dia útil de maio e também temos a isenção para investimento em bolsa de valores”, acrescentou Erlane Peres.

Sobre a restituição, o contador Wander Meneses, esclarece que ocorre quando o contribuinte pagou um valor de imposto superior ao que deveria ao longo do ano.

“O que acontece é que muitas pessoas ao longo do tempo vai sendo descontado esse valor, mas ela tem muitas despesas como educação, como saúde e quando chega no fechamento do ano, que existe a declaração de reajuste onde a gente vai declarar o que a gente gastou que é dedutível e que nos foi contado dos nossos vencimentos, ele vai fazer a diferença e se o valor que você gastou e aquilo que foi descontado for maior do que você tinha por obrigação pagar, a Receita geralmente lhe devolve”, esclarece Vander Meneses. 

Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2023 são pessoas com rendimento mensal superior a dois salários mínimos, o que representa por ano o valor de R$ 28.559,70.

 

Cidadeverde.com

Mais de Geral