Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Oeiras em risco de onda de calor com temperaturas 5ºC acima da média, afirma INMET

Zona de risco de onde calor severo. Foto. INMET

 Zona de risco de onde calor severo. Foto. INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de onda de calor, com grau de severidade de grande perigo, para 181 cidades do Piauí. O alerta começou na manhã desta sexta-feira (25) e vai até segunda-feira (28).

Cidades como: Oeiras, Colônia do Piauí, Campinas do Piauí, Cajazeiras do Piauí, São João da Varjota, Santo Inácio do Piauí, Santa Cruz, Tanque do Piauí e Wall Ferraz fazem parte da lista de municipios alertados pelo INMET. (LEIA AQUI LISTA COMPLETA)

Segundo o Inmet, as temperaturas deverão ficar 5ºC acima da média. Além disso, há ainda um aviso laranja para baixa umidade, com grau de severidade de perigo, para 123 municípios, alguns deles estão com ambos os alertas.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

A previsão é de que a umidade relativa do ar varie entre 20% e 12%. Isso representa risco de incêndios florestais e à saúde humana, pois pode haver ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

o climatologista Werton Costa explicou o alerta vermelho trata-se de um quadro de agravo muito forte.

"Na verdade, quando nós temos um alerta de padrão vermelho para temperatura, nós temos aí um quadro de agravo muito forte, então, em condições de temperatura muito elevada, a saúde está ameaçada. As pessoas tem que ter muito cuidado. Ao se expor ao sol buscar compensar essa condição desagradável com a hidratação, usar protetor solar, usar qualquer tipo de anteparo que possa diminuir o impacto da radiação sobre seu corpo", informou o climatologista.

Algumas cidades estão com três avisos, dado que há ainda um alerta amarelo para baixa umidade, com grau de severidade de perigo potencial. Segundo o aviso, a umidade relativa do ar deve ficar entre 30% e 20%.

O Inmet orienta que a população nesses municípios beba bastante líquido, não pratique atividades físicas, evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

O Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense e Sudoeste Piauiense são as regiões atingidas pelo alerta vermelho de onda de calor.

Relacionada

Com radiação extrema e baixa umidade, Oeiras tem recorde de calor e fica em alerta para riscos à saúde    

 

Redação|Folhadeoeiras

Mais de Oeiras