Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Piauí conta com mais templos religiosos que escolas e tem cerca de 1,9 milhão de endereços, diz IBGE

As informações divulgadas pelo IBGE mostrou que no Piauí há mais templos religiosos que estabelecimentos de educação.

Foto: Reprodução/ Felipe Mendes

 Foto: Reprodução/ Felipe Mendes

O estado do Piauí conta com quase 1,9 milhão de endereços. As coordenadas geográficas de cada edificação foram coletadas a partir do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Do total de domicílios do Piauí, pouco mais de 1,4 milhões são domicílios particulares utilizados para moradia; 176.837 estabelecimentos agropecuários; e 1.474 domicílios coletivos, tais como asilos, orfanatos, conventos, presídios e hotéis. 

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Foto: Adriana Magalhães/ Cidadeverde.com

"Agora é possível ver a posição geográfica de todos os domicílios do país, expressos por laritude e longitude de cada edificação", disse Leonardo Passos, superintendente do IBGE no Piauí. 

Segundo o IBGE, o estudo apresenta um panorama da distribuição da população no território piauiense. Por meio dele é possível localizar a população no território, permitindo saber onde há concentração de pessoas e qual a destinação de cada edificação do Piauí. 

"Agora é possível saber a distância entre um domicílio e centros de saúde e estabelecimentos de ensino, por exemplo", explicou. 

Esse material pode ser utilizado para auxiliar pesquisas acadêmicas e para definição de estratégias empresariais. É, ainda, um material de grande importância para o governo, nas esferas municipal, estadual e federal, que poderão utilizar essas informações para definir e aplicar políticas públicas destinadas à população como um todo ou grupos específicos. 

"Em caso de desastres naturais, como enchentes ou desabamentos os gestores podem saber, com exatidão, quantos domicílios foram atingidos", exemplificou. 

As coordenadas geográficas de cada endereço foram coletadas pelo recenceador durante as visitas para coletar os dados do Censo 2022. Segundo o IBGE, a priori essa informação era utilizada para acompanhar as visitas feitas em por cada profissional do Censo e, agora, tabulados esses dados poderão ser utilizados por toda a sociedade. 

Foto: Reprodução/ Felipe Mendes

Piauí tem mais templos religiosos que escolas 

As informações divulgadas pelo IBGE mostrou que no Piauí há mais templos religiosos que estabelecimentos de educação. Segundo os dados do Censo, o Piauí conta com mais de 10.107 templos religiosos e 7.410 edificações voltadas para a área da educação. 

Lista das 10 cidades com mais templos religiosos no Piauí:

  1. Teresina (1.780)
  2. Parnaíba (360)
  3. José de Freitas (203)
  4. União (201)
  5. Picos (190)
  6. Piripiri (157)
  7. Floriano (151)
  8. Esperantina (146)
  9. Barras (144)
  10. Luís Correa (125)

O número de templos religiosos também supera o de estabelecimentos de saúde. No Piauí, foram contabilizadas 4.521 endereços utilizados por clínicas, hospitais e consultórios.

 

Cidadeverde.com

Mais de Geral