Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Carnaval com chuva: Piauí tem três alertas de chuva para o fim de semana; confira a previsão

Na capital, as chances maiores de chuva ocorrem na sexta (9) e na terça-feira (13) de carnaval. No litoral, podem cair chuvas rápidas no sábado (10) e domingo (11).

Foto: Inmet

 Foto: Inmet

O Piauí deve receber chuvas volumosas durante o Carnaval de 2024 no Piauí, entre sexta (9) e terça-feira (13). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuva para o estado (abaixo).

Neste sábado (10), o alerta laranja, de perigo para chuvas intensas, está sob o extremo norte do estado, principalmente no litoral. a previsão aponta chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h).

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Na capital, as chances maiores de chuva ocorrem na sexta (9) e na terça-feira (13) de carnaval. Veja abaixo os detalhes para Teresina, Parnaíba e Floriano.

Segundo a climatologista e coordenadora da sala de monitoramento da Semar, Sara Cardoso, em cidades como Paulistana, São Raimundo Nonato, Pio IX e região, o volume acumulado de chuvas pode ultrapassar os 50 mm.

“Não descartamos também a possibilidade de chuvas com menores acumulados. Essas chuvas estarão concentradas principalmente em municípios mais próximos da fronteira com o Maranhão. Os municípios que terão esses maiores acumulados são os municípios da mesorregião Sudoeste e Centro-Norte do estado” explicou ela.

A climatologista explicou ainda que as chuvas previstas acontecerão em virtude da oscilação da Zona de Convergência Intertropical na parte do Sul.

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo segundo o ClimaTempo para algumas cidades do Piauí.

Teresina: esta sexta (9) chove rápido durante a tarde e a noite. Com temperaturas variando entre 24°C e 33°C. No sábado (10), o sol aparecerá com algumas nuvens e chuva rápida durante o dia e a noite, e temperaturas variando entre 23°C e 30°C.

No domingo (11) a previsão segue parecida com o dia anterior, com temperaturas que variam entre 23°C e 32°C. Para a segunda de carnaval (12) a previsão indica sol com aumento de chuvas durante o dia e pancadas de chuva a tarde e a noite, e a temperatura máxima de 33°C.

Já na terça (13), o dia será de sol com algumas nuvens e chuva rápida durante a noite.

Floriano: a previsão indica sexta (9) com sol e algumas nuvens com chuva rápida. As temperaturas variam entre 25°C e 33°C. No sábado de carnaval (10) a meteorologia prevê tempo parecido com dia anterior, com temperaturas variando entre 24°C e 30°C.

No domingo (11) indica sol com algumas nuvens, com chuva rápida durante a noite. A temperatura mínima 24°C. Na segunda (12) os foliões da princesa do sul podem esperar pancadas de chuva durante a tarde e a noite.

Na terça (13) cai uma chuva rápida durante a tarde e a noite, com temperaturas entre 24°C e 30°C.

Parnaíba : Nesta sexta (9) a previsão é de sol em Parnaíba, com algumas nuvens, com possibilidade de chuva rápida durante a noite. As temperaturas variando entre 25°C e 35°C. No sábado (10) o sol com muitas nuvens, e o período nublado com possibilidade de chuva a qualquer hora.

No domingo (11) chove rápido durante o dia e a noite, com a temperatura mínima em 25°C. Na segunda (12), o tempo será parecido com o dia anterior. Já na terça (13), o sol aparece com algumas nuvens ao longo do dia, e a noite com tempo firme.

Alertas de risco de temporal

Piauí tem alertas amarelo e laranja para chuvas nesta sexta (9) — Foto: Foto: Reprodução/ Site Inmet

 

Piauí tem alertas amarelo e laranja para chuvas nesta sexta (9) — Foto: Foto: Reprodução/ Site Inmet

O Inmet emitiu um alerta amarelo para Teresina e toda parte Centro-Norte e Norte do estado. Já para o Sul, Sudeste e Sudoeste piauiense, segue o alerta laranja.

Segundo o Inmet, o alerta amarelo, que segue até a manhã de sábado (10), as chuvas na parte Norte podem chegar ao volume de 50 milímetros, com ventos de até 60 km/h.

Já para a parte Sul, o alerta laranja emitido pelo Instituto, indica chuvas com até 100 mm e ventos que variam de 60 a 100 km/h.

 

G1

Mais de Geral