Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Reajuste do Iasp/Plamta será de 12,5%; índice ainda considerado alto pelos servidores

A redução após diversas reuniões do conselho deliberativo e fiscal que tem membros representando os servidores.

Foto: reprodução

 Foto: reprodução

O reajuste do plano de saúde Iasp/Plamta dos servidores públicos do Piauí terá reajuste de 12,5%. O índice é menor do que o proposto pelo plano que seria de 27%. A redução após diversas reuniões do conselho deliberativo e fiscal que tem membros representando os servidores. 

A presidenta do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Piauí (Sindespi), Geane Sousa, explicou que foram feitas quatro reuniões questionando esse índice de reajuste. Foi pedido os cálculos e as planilhas e feito a análise, concluindo que o reajuste de 27% era inviável, principalmente se comparado com o reajuste de 5,35% dado aos servidores, que não repõem as perdas salariais.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

”Já tivemos reajuste do Plamta no ano passado, então não se justifica esse reajuste de 27%. Ainda teve um conselheiro do Governo que propôs um índice de 20%. Foi questionado o índice de 15,5% que é o reajuste da ANS do ano passado, e também foi debatido a possibilidade de um índice de 14%, mas no final das contas o que prevaleceu foi que nós, conselheiros, não queríamos reajuste de jeito nenhum”, afirmou Geane Sousa.

A presidenta do SINDESPI explicou que, como no ano anterior, o reajuste foi pela tabela da ANS e como o plano está com uma carteira envelhecida, com muita gente precisando de atendimento, foi negociado esse reajuste, apesar de ainda que considerado alto.

“Depois de muitas propostas lançadas, chegamos a um consenso de 12,5%, que ainda é alto, mas bem menor que a proposta inicial. Ou seja, com muita negociação conseguimos reduzir em mais da metade o índice proposto pelo Conselho do Iasp/Plamta”, concluiu Geane Sousa.

 

Fonte: Cidadeverde 

Mais de Geral