Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Congos de Oeiras faz abertura da 13ª edição do Salipi que terá início nesta sexta (05)

Grupo Congos de Oeiras

 Grupo Congos de Oeiras

A 13ª edição do Salão do Livro do Piauí será aberto nesta sexta-feira (5), no Espaço Cultural Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí, com a apresentação dos Congos de Oeiras.

 

 

Dentro da programação do Salipi, haverá o 18º Seminário Língua Viva, com palestras, oficinas, bate-papo literário e apresentações artísticas, no Cine Teatro da UFPI. O seminário consta de 70 horas/aula e é voltado para estudantes, escritores, jornalistas, professores e estudiosos de um modo geral.

 

 

Com o apoio do Governo do Estado, o Salipi, que neste ano homenageia o historiador Monsenhor Chaves, segue até o dia 14 de junho.

 

 

No dia 6, a tanatóloga Patrícia Moreira ministra a palestra “Iniciando seu Casulo” e depois haverá mesa redonda com o tema “Tanatopedagogiando”, coordenado pela professora Joyce Rabello. No mesmo dia, às 15h, palestra e roda de discussão sobre Prevenção ao Suicídio com Benedito Carlos de Araújo Júnior (UFPI) e participam da roda de discussão a vereadora Teresinha Medeiros (relatora do projeto sobre prevenção ao suicídio), as jornalistas Yala Sena, Vinícius Vainner e Lindalva Miranda.

 

 

O domingo, dia 7, às 9h, será aberto com Mesa Redonda sobre como falar de Morte para Criança, Adolescente e Idoso, com Lísia Mendonça, Luiza Ivete Batista, Marcela Silva e Patrícia Moreira, com a coordenação de Érica Campos.

 

 

O Salipi tem ainda palestra sobre o método Friends, teatro terapêutico, a importância da ioga para crianças.

 

 

Na segunda-feira (8), o professor Cineas Santos profere a palestra “Meninos, eu vi: meio século de Chapada”. À tarde, Feliciano Filho, Diógenes Buenos Aires e Wanderson Lima falam “Literatura e outros sistemas semióticos”. A partir das 16h30, a professora Adriana Galvão fala sobre a “Era digital e narrativa audiovisual: fazer cinema como uma (real) possibilidade de transdisciplinaridade”. Na noite da segunda, haverá o Encontro poético com Salgado Maranhão (RJ), ThiagoE (PI) e Sérgio Kohn (RJ).

 

 

No dia 9, a historiadora Teresinha Queiroz profere a palestra “A trajetória do historiador Monsenhor Chaves”. À tarde, o maestro Aurélio Melo, Francisco Alcides do Nascimento, Alfredo Werney Torres, Regianny Monte e Allan Edson da Costa falam sobre “A Cidade na Literatura, na música e nos quadrinhos João Kennedy”

 

 

Encerramento a programação de terça, o bate-papo com o cantor, compositor, blogueiro, escritor e articulista Tico Santa Cruz (Rio de Janeiro).

 

 

No dia 10, a professora Rosália Mourão fala sobre “Direito e literatura: a lucidez e a cegueira em José Saramago”. A mesa redonda do dia será sobre o tema “Identidades e Diversidade Cultural”, com Marleide Lins (Escritora), Bárbara Melo (Uespi), Ailma do Nascimento (UESPI), Algemira Mendes (UESPI), Reginaldo Miranda (APL), Romeu Tavares (Funai-PI) e Síria Borges (ITM-Portugal). A programação finaliza com a palestra de Frei Hermínio Bezerra com o tema “Palavras que mudaram de sentido”.

 

 

No dia 11, o professor Luiz Cláudio Nóbrega abre a programação com a palestra “Literatura Surda”. À tarde, debate sobre “Os desafios da Memória na Literatura, no Jornalismo, na Mídia e na História”, com as professoras Ana Regina Rêgo (UFPI),  Márcia Edlene (Uespi) e Nilsângela Cardoso (UFPI-Picos). À noite, o Encontro Cultural com o professor Pedro Demo, do Distrito Federal.

 

 

No dia 12, o padre Bruno Lira, de Pernambuco, profere a palestra “Aprendendo a ler e escrever de maneira ressignificada”. Às 15h, mesa redonda Memória Urbana, com Júlio Medeiros (Arquiteto e Músico) e Olavo Pereira (Arquiteto). Também na programação a palestra sobre Memória da MPB. À noite, bate-papo com a escritora Thalita Rebouças (RJ)

 

 

No sábado, a médica Kátia Marabuko fala sobre o tema “Conversas espíritas em torno da saúde espiritual” e à noite, haverá a apresentação da Orquestra Experimental da UFPI.

 

 

No último dia, haverá a cerimônia de Premiação do Concurso Jovens Escritores (Jornal O Dia – Fundação Quixote) e show com a banda Validuaté.

 

Ccom

Emanuel Vital

Mais de Cultura