Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Cineas conversa sobre cultura de Oeiras com Carlos Rubem; entrevista é gravada na cidade

Cineas Santos conversa sobre cultura de Oeiras com Carlos Rubem

 Cineas Santos conversa sobre cultura de Oeiras com Carlos Rubem

O Feito em Casa, deste sábado(22), foi especial, com "Oeiras de ponta a ponta", como disse o apresentador Cineas Santos. Desta forma, o quadro Cadeira na Calçada também foi diferente e entrevistou o presidente da Fundação Nogueira Tapety, Carlos Rubem, na frente da casa da fazenda Canela, sede da instituição. O local pertenceu a familia Tapety e nele nasceu, viveu e morreu, aos 27 anos, o poeta Nogueira Tapety, uma figura expressiva da cultura oeirense.

 

Carlos Rubem falou na entrevista sobre seu compromisso com a vida cultural de Oeiras. Segundo ele, começou a trabalhar nessa área desde criança, pois era vizinho do professor Possidônio Queiroz e via o compromisso dele com a educação, arte e história. "A partir do bom exemplo do professor Posidônio que me senti tocado nesse ramo da cultura", explicou.


 
O entrevistado ainda ressaltou o temperamento de Possidônio, que foi músico, filólogo, professor e filósofo. "Tinha uma grande aura. Era uma pessoa mansa e tinha prazer em servir", falou.

 

Na conversa, Carlos Rubem falou também sobre o atual momento cutltural de Oeiras e disse estar esperançoso com o novo governo do Estado, do qual aguarda atitudes nessa área. Ele citou, por exemplo, a necessidade de uma reforma no cine teatro da cidade.

 

O entrevistado ainda falou do projeto de transformar a sede da Fundação Nogueira Tapety em um centro cultural da cidade. "Queremos sintetizar aqui, simbolos da nossa formação sertaneja, formação cultural", revelou. Para isso, ele informou que vai formatar pedidos junto à iniciativa privada e pública para concretizar a idéia.

 

O Conversa na Calçada, diferente das outras edições que é encerrada com um brinde de cajuína, acabou com Carlos Rubem e Cineas Santos tomando leite de onça, um licor especialidade de Oeiras.

 

Cidadeverde

Mais de Cultura