Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Teresina recebe com entusiasmo os lançamentos do livro Negras e Negros do Rosário

O livro é uma coletânea de entrevistas com moradores do bairro negro mais antigo do Piauí.

Professor Emanuel Vital e Escritor Rogério Newton lançam Negras e Negros do Rosário em Teresina

 Professor Emanuel Vital e Escritor Rogério Newton lançam Negras e Negros do Rosário em Teresina

O livro Negras e Negros do Rosário de autoria do professor Emanuel Vital e do escritor Rogério Newton foi lançado em Teresina na última sexta-feira,14, em duas oportunidades, em ambas, o entusiasmo do público prestigiante era notório.

O primeiro lançamento aconteceu durante a 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI) no Bate-Papo Literário, realizado no espaço Rosa dos Ventos da UFPI. O Salão do Livro do Piauí, realizado anualmente desde 2003, é o principal evento da Fundação Quixote e integra o circuito cultural das principais Feiras e Bienais de Livros do Brasil.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

A roda de conversa bastante prestigiada, mediada pelo professor Luiz Romero, contou com a presença de professores, estudantes, escritores, familiares e amigos dos autores.

Por volta das 19 horas, Negras e Negros do Rosário foi lançado no Memorial Esperança Garcia, em um evento muito vibrante com participações do poeta Ruimar Batista e dos músicos Dimas Bezerra e James Brito, além da ativista do movimento negro Sônia Terra, que foi homenageada juntamente com o músico negro Dimas Bezerra.

O livro é uma coletânea de entrevistas com moradores do bairro negro mais antigo do Piauí. Pela primeira vez em livro, homens e mulheres negras do Rosário falam de si mesmos. Suas vozes contam suas histórias. Lendo-as e ouvindo-as, compreendemos quantas riquezas possuem e como apreciam questões importantes da sociedade e da negritude.

Escritores lançam livro no memorial Esperança Garcia. Foto: Maria Clara Vital

CONGOS DE OEIRAS

Durante os lançamentos, destaque para o grupo folclórico Congos de Oeiras, formado exclusivamente por negros residentes no bairro Rosário, em Oeiras, convidados especiais para o evento. A dança dos Congos é uma vibrante manifestação artística que representa a tradição afro-brasileira. Os tambores ecoaram batidas pulsantes, acompanhadas por vozes poderosas e danças sincronizadas, o grupo encantou os espectadores com seus ritmos contagiantes e performances cativantes.

O livro Negras e Negros do Rosário já foi lançado em Oeiras, em evento marcante no pátio da Igreja do Rosário, em março deste ano. Uma das entrevistas mais apreciadas pelos que já o leram é a de Luzia da Conceição, atualmente com 105 anos de idade. Mas a obra é recheada tanto de histórias de vida de pessoas idosas, algumas já falecidas, como de pessoas mais jovens.

 

Redação|Folhadeoeiras

Mais de Oeiras