Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Procissão do fogaréu leva cerca de 10 mil homens ás ruas de Oeiras

Procissão do fogaréu leva cerca de 10 mil homens ás ruas de Oeiras

 Procissão do fogaréu leva cerca de 10 mil homens ás ruas de Oeiras

Cerca de dez mil homens, segundo a Polícia Militar, participaram da Procissão do Fogaréu na noite desta quinta-feira (24) na cidade de Oeiras, a 313 km ao Sul de Teresina. O ato litúrgico reúne fiéis de diversas cidades piauienses e até de outros estados. O evento faz parte do calendário da Semana Santa mais tradicional do país.

 

A Procissão do Fogaréu, realizada em poucas cidades do Brasil, é formada apenas por homens, que representam os soldados romanos em busca de Jesus. Durante o ato, os fiéis saem em cortejo levando tochas acesas, após a iluminação pública da cidade ser desligada.  Enquanto as mulheres, que não podem participar, acompanham tudo da igreja da cidade, das calçadas e janelas. As mais idosas ficam rezando dentro de casa.

 

O Fogaréu sai da Catedral de Nossa Senhora da Vitória com os homens cantando hinos de louvor ao som da matraca e percorre as ruas do centro histórico de Oeiras, retornando ao ponto de partida. Na volta, no adro da igreja, os romeiros assistem ao sermão do padre.

 

A Semana Santa em Oeiras começou no dia 17, com a Procissão da Fugida, quando fiéis levaram a imagem de Jesus da Catedral de Nossa Senhora da Vitória para a igreja de Nossa Senhora do Rosário, de onde retornou no dia seguinte, na Procissão de Bom Jesus dos Passos.

Fotos relacionadas

Emanuel Vital

Mais de Cultura